Investir tem se tornado algo mais comum para o brasileiro ao passar dos anos, e para ajudar o investidor, vamos apresentar nesse artigo o que é fundo de investimento.
Mas, saber o que é fundo de investimento pode ajudar a começar, porém, é necessário que o investidor identifique seu perfil, para assim poder escolher de forma mais assertiva na hora de fazer suas aplicações.
Nesse sentido, podemos resumir o que é fundo da seguinte forma: O fundo, que é mais comum chamar de fundo de investimento, é um mecanismo que reúne o dinheiro de diversas pessoas com o objetivo de obter rendimentos através de um gestor qualificado que terá todo trabalho de analisar o mercado de investimentos e fazer as melhores escolhas para obter os melhores resultados de acordo com o perfil do fundo.
Logo, o objetivo final dos investidores é obter ganhos a partir da aplicação no mercado financeiro.
Graças a esta forma de investimento coletivo, é possível aplicar em diversos tipos de produtos financeiros, com diferentes graus de rentabilidade e risco, sem precisar de grandes valores.
E o mais interessante é que o investidor terceiriza o trabalho de gestão para um profissional, tendo assim, tranquilidade em seus investimentos.
O que é fundo de investimento – Quem pode investir
Desde o pequeno investidor ao grande investidor, pessoas físicas e jurídicas.
No entanto, é importante ficar atento, pois, cada fundo tem um perfil específico de investidor sendo um investimento muito abrangente no mercado financeiro.
O que é fundo de investimento – Quais são as taxas cobradas
A taxa de administração que é o encargo cobrado sobre o valor do fundo pelo Administrador, e a taxa que pode ser pelo resultado do fundo (performance) e também de ingresso e saída do fundo.
Veja suas características:
-
Taxa de administração
Percentual pago pelos cotistas para remunerar todos os prestadores de serviço do fundo.
É uma taxa expressa ao ano, mas calculada e deduzida diariamente.
Essa taxa afeta no valor da cota, porém, a rentabilidade divulgada pelo fundo já vem líquida dessa cobrança.
-
Taxa de performance
Percentual cobrado quando a rentabilidade do fundo supera a de um indicador de referência.
Essa cobrança é feita após a dedução de todas as despesas e tem sua periodicidade semestral.
Linha d’agua – metodologia utilizada para a cobrança da taxa de performance.
-
Taxa de ingresso ou de saída
São cobradas na aquisição de cotas do fundo ou quando o investidor solicita o resgate.
A taxa de saída é normalmente mais cobrada, devido existir um prazo para o resgate das cotas e o investidor quer fazer a retirada antes.
O que é fundo de investimento – Quais são as vantagens
- Para o investidor individual com um capital menor, a acessibilidade de diversas modalidades com volumes e recursos que não estariam disponível, aumentando a diversificação de investimentos disponíveis
- Para pequeno investidor mais alternativa para a diversificação de carteira
- Divisão entre os participantes da taxa administrativa do fundo de investimento
- A união de investidores em um fundo de investimento permite que as economias possam ser voltadas coletivamente ao mercado imobiliário
O que é fundo de investimento – Considerações
Deste modo, ao escolher essa modalidade de investimento, considere fatores como, perfil de investidor, riscos e custos associados.
Uma dica interessante para o investidor são os fundos de investimento imobiliário. Essa aplicação obtém excelentes vantagens. Vale a pena conferir.
Por fim, este artigo mostrou de forma simples e objetiva o que é fundo de investimento, no entanto, é importante que o investidor sempre busque conhecimento para assim poder ter condições de fazer as melhores escolhas para suas aplicações.