Muitos investidores, especialmente os que estão iniciando no mercado, nos perguntam com certa frequência qual o segredo para ter sucesso investindo em ações e qual seria a postura ideal que eles deveriam ter para enriquecerem no mercado.

Podemos afirmar que não existe "uma fórmula mágica", e acreditamos que qualquer investidor que entre neste fantástico mundo dos investimentos, seguindo algumas regras básicas, tem muito mais chances de obter sucesso no longo prazo.

Pensando nisso, hoje daremos 5 dicas essenciais aos investidores que estão iniciando no mercado e acreditamos que, aqueles que estão começando a investir, se seguirem essas dicas, sem dúvidas estarão no caminho certo.

A. Estude Warren Buffett

No mundo dos investimentos, assim como também em outras áreas, conhecer, estudar, e é claro, se inspirar nos exemplos de sucesso é essencial para ter um incentivo (e também um brainstorming) e construir uma estratégia bem fundamentada e um plano para se chegar aonde deseja.

Por isso, estudar as estratégias e os métodos daqueles investidores mais bem-sucedidos é simplesmente fundamental para o desenvolvimento de qualquer um que deseja ter sucesso no mercado.

Afinal de contas, o que faz mais sentido, tentar seguir o método daqueles que fracassaram, ou tentar copiar o método daqueles que criaram fortunas investindo em ações?

Obviamente a segunda opção faz muito mais sentido.

Por isso, avaliamos que estudar o oráculo de Omaha é essencial para todo investidor iniciante. Pesquisando sobre Buffett, o investidor iniciante conseguirá ter um maior entendimento de como ele fez fortuna no mercado visando sempre o longo prazo e sem especulações.

B. Evite negociar excessivamente

Muitos entram no mercado de ações com a estratégia de girar muito o patrimônio, para com isso, tentarem obter uma rentabilidade acima da média no curto prazo.

Com as recentes movimentações de muitos bancos e corretoras zerando as suas taxas, esse tipo de abordagem tem sido cada vez mais comum.

Contudo, essa estratégia especulativa, de girar o patrimônio excessivamente e fazer trades para tentar superar o mercado, é bastante perigosa, e pode levar o investidor a amealhar grandes prejuízos, pois, na prática, esse hábito não é muito diferente do que um jogo de cartas.

Você não sabe a próxima carta que virá, assim como você não sabe se o ativo que você comprou (ou entrou vendido), vai subir ou vai cair.

Além disso, é muito provável que o investidor que assuma essa postura, estará apenas dando lucro para sua corretora e para a B3, empresas que dependem das corretagens e das taxas e emolumentos pagos pelos investidores.

C. Comece pelos Fundos Imobiliários

Para aqueles que desejam entrar no mercado de capitais, mas têm bastante medo da volatilidade e receio de perder dinheiro, uma dica é a de começar investindo em fundos imobiliários.

Os fundos imobiliários são produtos geralmente menos complexos, e normalmente possuem uma estrutura mais simples de se entender, são bem menos voláteis e pagam dividendos mensais.

Ademais, apesar disso, os fundos imobiliários possuem historicamente uma rentabilidade bastante atrativa.

No Brasil, por exemplo, o Ifix supera o Ibovespa na série histórica, e nos Estados Unidos o S&P500 entregou um retorno menor que o índice dos REITs, que são similares aos fundos imobiliários no Brasil.

D. Assuma a postura de sócio

Ter uma postura de sócio nos investimentos, em detrimento de uma postura de especulador (que infelizmente é tão propagada e incentivada), é essencial para se obter sucesso e longevidade no mercado, e essa, inclusive, é uma postura também adotada pela maior parte dos grandes investidores, como o próprio Buffett, por exemplo.

O investidor deve sempre se lembrar que, ao comprar uma ação ou um fundo imobiliário, ele não está comprando uma ficha de cassino, mas sim está uma fração de uma empresa, se tornando sócio dela, e obviamente, como todo sócio, tendo o direito de participar, também do sucesso dela ou de um eventual fracasso.

Conforme o empreendimento o qual se associou cresce, o investidor vai colhendo os frutos de seu plantio e se beneficia da decisão que tomou ao se associar àqueles projetos.

E. Tenha disciplina e paciência

No mercado de renda variável, os pacientes e disciplinados são geralmente os mais bem recompensados, tendo em vista que as fortunas no mercado são criadas depois de bastante tempo, geralmente, alguns anos.

Infelizmente, por terem de esperar tanto tempo, ou por não conseguirem criar o hábito de economizar todos os meses, muitos desistem, ou mesmo abrem mão dessa jornada de investidor.

Isso é triste, pois não temos dúvidas de que qualquer um que possui a disciplina de investir sempre e a paciência de aguardar para colher os resultados, sem desistir, pode chegar futuramente onde jamais imaginou.

Conte conosco!

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários