Você sabe o que é o Dividend Yield?

Muitos investidores entram no mercado de renda variável esperando obter rendimentos apenas a partir da oscilação dos preços, comprando na baixa e vendendo na alta. No entanto, existe o Dividend Yield, uma excelente forma de obter ganhos através deste mercado.

Dividend Yield (DY), que pode ser traduzido para o português como Rendimento de Dividendo, é um indicador que mede a performance da empresa de acordo com os proventos pagos aos seus acionistas. Ele mostra a relação entres os dividendos distribuídos e o preço atual da ação da empresa.

Dividend Yield – Como avaliar esse indicador

Dividend Yield

Apesar de ser amplamente utilizado, o Dividend Yield não deve ser analisado de forma isolada.

Por isso, uma análise mais aprofundada no balanço de uma empresa, por exemplo, nos permite entender se o Yield foi alto em um determinado período em função de lucros não recorrentes ou pagamentos extraordinários.

Esses fatores são determinantes e podem distorcer uma análise.

Por outro lado, utilizar o indicador de Dividend Yield é fundamental para selecionarmos os melhores ativos que podem gerar uma certa estabilidade, quanto ao fluxo de pagamento de dividendos.

Esse indicador também é importante para quem busca comprar ativos de boas pagadoras de dividendos.

Contudo, entender se a empresa tem condições de aumentar seus lucros futuros e também aumentar a distribuição de proventos no futuro é muito importante para o investidor.

Como descobrir os dividendos que a empresa pagou ao longo do tempo

Apesar de ser um cálculo extremamente fácil de se realizar, boa parte dos investidores, em especial os que estão iniciando no mercado, não sabem onde conseguir dados a respeito do histórico de distribuição de dividendos e nem quanto a empresa pagou no último ano.

Um site que costuma demonstrar esses dados de forma facilitada e já informa o dividend yield calculado é o fundamentus.

Porém, às vezes os dados estão incorretos e o mais recomendável mesmo pode ser ir até o site de RI das empresas.

Outro website interessante e que possui dados interessantes sobre dividendos, inclusive com uma espécie de agenda que informa a data dos dividendos da maior parte das empresas é o dividendobr.com.

Neste site, além do investidor ter acesso às datas de pagamentos de muitas empresas listadas, através da “agenda de dividendos”, ainda é possível verificar os valores pagos ao longo do tempo.

Considerações

Dividend Yield

Para quem busca investir com foco no recebimento de dividendos, avaliar o dividend yield (DY) de um ativo é fundamental.

Afinal de contas, é o dividend yield que mostra ao investidor o quanto de retorno em proventos aquele ativo gerou nos últimos 12 meses, com base nas cotações atuais.

Por isso, saber calcular o DY é essencial para ter acesso aos dados corretos e avaliar o quanto a empresa pagou nos últimos 12 meses para se ter uma ideia de quanto ela poderá pagar nos próximos 12 meses.

Em suma, é importante lembrar que muitas vezes o Dividend Yield está distorcido por lucros não recorrentes, fatores pontuais que distorceram os lucros ou pagamento extraordinários de grandes reservas de lucros, e esse indicador nunca deve ser visto como uma garantia de lucros futuros e muito menos deve ser avaliado isoladamente.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Desenvolvedor de conteúdos

Formado em Engenharia de Produção pela FAACZ, com experiência de mais de 5 anos no mercado financeiro do Brasil. Investidor e desenvolvedor de conteúdos sobre o mercado imobiliário, economia e investimentos.

Comentários