Guia sobre fundos de investimentos imobiliários

Você já ouviu falar em FIIs ou Fundos de Investimentos Imobiliários?

Pois bem, saiba que fundos de investimentos imobiliários é um modelo de aplicação financeira muito interessante e que está acessível a todo e qualquer investidor.

Os Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs) são formados por grupos de investidores com o objetivo de aplicar recursos em todo o tipo de negócios de base imobiliária, seja no desenvolvimento de empreendimentos ou em imóveis prontos. No patrimônio de um fundo podem participar um ou mais imóveis, parte de imóveis, direitos a eles relativos, entre outros.

O objetivo principal desse formato é conseguir retorno pela exploração de locação, arrendamento, venda do imóvel e demais atividades do setor imobiliário.

Entendendo os fundos de investimentos imobiliários

fundos de investimentos imobiliários

Os Fundos Imobiliários são investimentos destinados exclusivamente ao segmento do mercado imobiliário, onde captam recursos por meio de cotas vendidas aos investidores.

Esses valores são aplicados em aquisições e comercialização de empreendimentos imobiliários, podendo ser:

  • Shoppings centers
  • Lajes corporativas
  • Agências
  • Hotéis
  • Galpões logísticos
  • Entre outros

Além disso, os FIIs podem aplicar o dinheiro de seus integrantes em ativos direcionados majoritariamente a aquisição de ativos financeiros, como:

Cada fundo possui um gestor profissional que faz toda a gestão dos ativos, acompanha o mercado e realiza as alocações necessárias.

Os rendimentos dos FIIs são distribuídos periodicamente aos seus cotistas e são decorrentes de alocações e vendas de imóveis ou, caso o fundo aplique em títulos e valores mobiliários, do rendimento desses ativos ou da diferença entre seu preço de compra e de venda.

Fundo de Investimento Imobiliário – Uma excelente opção para investir

fundos de investimentos imobiliários

Os FIIs são uma opção interessante para o investidor que tem interesse de investir em imóveis. Se a intenção é comprar um bem para alugar ou construir e vender, esse tipo de aplicação pode ser a opção certa.

E como foi dito, os fundos de investimento imobiliário é representado por um grupo de investidores, que juntam seu dinheiro em busca de uma finalidade comum.

Estes fundos destinam-se a investidores que procuram imóveis como uma forma de diversificar seus investimentos.

FII é uma forma extremamente inteligente de investir em imóveis.

Por isso, com muito menos recurso do que precisaria para comprar um imóvel, em um fundo imobiliário pode-se comprar cotas e obter rendimentos mensais.

É interessante notar também que, mesmo com todas as facilidades e benefícios de um FII,  se o investidor opta em comprar um terreno ou imóvel, ele terá que se atentar algumas preocupações como:

  • Regulamentação de documentos;
  • Manutenção e melhorias do empreendimento;
  • Controle de inquilinos com cobranças e contratos; e
  • Pagar imposto de renda sobre o imóvel e rendimentos.

Já o investidor que faz parte desse condomínio que são os FIIs, não terá nenhuma dessas preocupações.

Fundos de investimentos imobiliários – Considerações

Investir em FIIs pode ser uma boa alternativa para os investidores que possuem interesse nesta área e estão em busca de uma renda mensal.

Mas fique atento na hora de escolher o fundo mais apropriado para a sua carteira.

É necessário analisar a sua composição, quem são os gestores, a lucratividade e os riscos oferecidos. Além disso, considerar o seu perfil de investidor é fundamental para fazer uma boa aquisição.

Por fim, concluímos que os Fundos de Investimentos Imobiliários podem ser uma grande alternativa de investimento para você alcançar a sua independência financeira.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Autor

Engenheiro por formação, com mais de 7 anos de experiência no mercado de investimentos, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado imobiliário brasileiro.

Comentários