Investimento em FIIs: Orientações para quem está começando

O investimento em fundos imobiliários vem se desenvolvendo a cada dia e tem apontado que vai ser uma das principais aplicações financeiras nos próximos anos.

Falamos isso com tranquilidade porque o investimento em fundos imobiliários possibilita boas vantagens e está aberto a qualquer classe de investidor.

Mas para você que ainda não conhece ou está começando a investir e deseja entender melhor, o investimento em fundos imobiliários é um modelo de aplicação onde seus ativos estão diretamente relacionados ao setor imobiliário. Como exemplo temos os empreendimentos performados, em projeto e/ou construção, direitos de crédito, aplicações de liquidez em renda fixa, entre outros.

Esse modelo de investimento, definitivamente, não pode faltar em sua carteira.

Vantagens e privilégios de investir em fundos imobiliários

investimento fundos imobiliários

Vantagens dos FIIs

  • Vantagem fiscal - Para pessoas físicas não há incidência de imposto de renda (IR) sobre o rendimento distribuído pelo fundo, o que aumenta o retorno do investimento.
  • Diversificação dos investimentos - Com aplicações de baixo valor, o investidor tem acesso a diferentes tipos de imóveis em vários segmentos do setor, permitindo maior diversificação do seu investimento.
  • Liquidez - As cotas são negociadas na Bolsa de Valores, reduzindo o risco de não conseguir vender sua participação, além de ser livre de complicações burocráticas.

Privilégios dos FIIs

  • Gestão – No fundo imobiliário o investidor pode contar com um gestor, que é o profissional responsável pela seleção da carteira de investimentos que compõe o fundo. É ele quem decide na escolha dos ativos, quando e quanto comprar ou vender, sempre observando as perspectivas de retorno, risco e liquidez, tendo em vista a política de investimento e os objetivos definidos em seu regulamento.
  • Simplicidade - Por meio do home broker o investidor negocia suas cotas sem se preocupar com burocracia e os cuidados de um imóvel.
  • Risco - O fundo investe, normalmente, em grandes empreendimentos, o que leva à diversificação de inquilinos e minimiza o risco de fortes oscilações nos resultados.

Fundos imobiliários é um excelente investimento para o longo prazo

investimento fundos imobiliários

Os FIIs são formados por grupos de investidores que tenham o objetivo de aplicarem seus recursos nos diversos tipos de investimentos imobiliários.

Esses investimentos podem compor empreendimentos em desenvolvimento ou em imóveis já acabados, como edifícios comerciais, shopping centers, galpões logísticos, hotéis, dentre outros.

Seu principal objetivo é conseguir retorno pela exploração de locação, arrendamento, venda do imóvel e demais atividades do setor.

É muito simples investir em FIIs, basta ter uma conta em uma corretora de valores e através dela, fazer as aplicações.

Além disso, não é necessário ter muito dinheiro para investir.

Os fundos imobiliários oferecem a oportunidade para o investidor ser sócio de grandes empreendimentos com pouco recurso.

Com menos de R$100,00 já dá para começar a investir e com isso, obter rendimentos mensais.

O que devo fazer para obter sucesso em meus investimentos?

  • Plante hoje para colher mais tarde - Quem tem o hábito de economizar, geralmente consegue ter um consumo consciente e fazer um uso racional do dinheiro.
  • Descubra a relação entre investimento a longo prazo e risco – Investimentos de longo prazo tem riscos bem menores.
  • Perceba a relevância da variável “tempo” - No mercado financeiro, geralmente o longo prazo compreende um tempo maior do que 5 anos.
  • Escolha o melhor tipo de investimento - Quem opta por fazer um investimento a longo prazo possui grandes vantagens em relação a quem quer aplicar o dinheiro por prazos menores.
  • Diversifique - Por mais seguro que seja um investimento a longo prazo, sempre há riscos envolvidos.

Inegavelmente, o investimento em fundos imobiliários pode proporcionar expressivos rendimentos ao longo do tempo, pois, sabemos que investir em imóveis no Brasil sempre foi uma excelente forma de gerar riqueza. Bons investimentos!

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Desenvolvedor de conteúdos

Formado em Engenharia de Produção pela FAACZ, com experiência de mais de 5 anos no mercado financeiro do Brasil. Investidor e desenvolvedor de conteúdos sobre o mercado imobiliário, economia e investimentos.

Comentários