Hoje, nós do Fiis.com.br, gostaríamos de agradecer a você, que nos acompanha e consome nosso conteúdo.

E por que estamos te agradecendo?

Porque por sua causa, estamos aprendendo mais do que nunca sobre fundos imobiliários!

Como assim?

É simples. As perguntas que nos mandam pelos mais variados canais (e-mail, redes sociais, no próprio site) todos os dias nos fazem aprender cada vez mais sobre essa formidável categoria de investimentos.

Faça esse teste.

Tente ensinar alguém sobre fundos imobiliários.

Você vai perceber que, fazendo isso, você aprenderá muito mais sobre eles.

E isso é verdade não só para os Fiis, mas para todo e qualquer assunto.

A melhor maneira de aprender sobre algum assunto é ensinando outra(s) pessoa(s).

Quem divide conhecimento, multiplica-o.

É obvio que, muitas vezes, recebemos muitas perguntas que nós também não sabemos a resposta...

E isso é excelente, pois nos tira da nossa zona de conforto e nos faz correr atrás de maiores fundamentos para poder compartilhar com vocês.

Portanto, não pare de nos perguntar e continuar a nos enviar as suas dúvidas, pois é um enorme prazer aprender com vocês!

Ainda em relação a esse assunto, seguem, abaixo, algumas dúvidas que recebemos das quais consideramos serem relevantes para todos os que buscam aprender sobre essa categoria de investimento, que hoje é a que mais cresce no Brasil.

 

1 – Como analisar os CRIs de um fundo de papel?

Antes de mais nada, é importante que você busque entender o que é um fundo de papel  e também o que é um CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários).

Feito essa ressalva, o que responderíamos em relação a pergunta acima é que, sem dúvidas, esse tipo de análise é mais desafiadora para os investidores iniciantes, mas, no caso dos Fiis de CRIs, o que podemos recomendar é que se procure conhecer e avaliar a qualidade e a capacidade de análise dos gestores.

Essa não é uma tarefa fácil, mas podemos garantir que ela se desenvolve naturalmente com o passar do tempo, desde que você faça a sua parte.

Mande e-mails, ligue, faça perguntas, mantenha contato com os gestores, procure sempre entender melhor cada operação do Fii, suas condições, garantias e etc., afinal, são eles quem estão tomando conta do patrimônio dos cotistas.

Fazendo, isso, aos poucos, você consegue criar segurança para as suas próprias análises e tomadas de decisões acerca do investimento em Fiis de CRIs.

 

2 – Bons Fiis sempre se valorizam?

A palavra “sempre” não existe na renda variável.

Dito isso, dizer que bons Fiis sempre se valorizam é um tanto quanto ousado, mas sim, é bem provável que bons Fiis se valorizem no longo prazo, principalmente com o aumento do número de investidores entrando na indústria.

Lembre-se que o que faz uma cota se valorizar é simplesmente o fato de existirem mais investidores interessados em comprar determinado ativo do que vender.

É a lei da oferta e procura que dita as regras nos preços das cotas negociadas na bolsa de valores.

 

3 – Qual a vantagem de um FOF, sendo que eu posso diversificar por conta própria e não pagar uma taxa de administração para isso?

A principal vantagem, em nossa visão, se faz para os investidores iniciantes, pois ao se investir em um FOF (Fundo de Fundos) o investidor está “terceirizando” o trabalhado de análise para um gestor profissional.

É como se estivesse contratando um serviço, de fato.

Em tese, esse gestor terá uma capacidade mais apurada de “giro” dos ativos a fim de gerar lucros adicionais aos seus cotistas.

Um ponto interessante, ainda em relação aos FOFs, é que eles podem ser uma excelente fonte de estudos para os investidores.

Para isso, basta baixar e ler os seus relatórios gerenciais e procurar entender o racional do gestor em relação aos ativos presentes na carteira do Fii.

Com o tempo, você começa a perceber a estratégia de investimentos e pode, com isso, adaptá-la para a sua realidade, de acordo com as suas próprias premissas e teses de investimentos.

-

Iremos continuar, ao longo dos dias, enviando por aqui perguntas relevantes que nos mandam sobre os fundos imobiliários, afinal, quem orienta, na verdade, é quem mais aprende no final das contas. Conte conosco!

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.




Comentários