Carteira de FIIs: posso ter 100% de fundos imobiliários em carteira

Carteira de FIIs: posso ter 100% de fundos imobiliários em carteira

Não é incomum surgir questionamentos sobre ter um portfólio de investimentos 100% focado em fundos imobiliários. Através da renda recorrentes que os fundos oferecem todos os meses, muitos querem alocar seu capital apenas nos FIIs e deixar outras opções de lado. Pode isso, Arnaldo? É certo ter 100% de sua carteira de FIIs?

Para responder essa dúvida tão comum, o especialista em FIIs da Suno Research, Marcos Correa, conversou com Dani Colombo no canal da Suno no Youtube, e comentou sobre ter 100% de seus investimentos em uma carteira de FIIs. 

Por que ter 100% em FIIs?

Marcos Correa disse que essa é uma pergunta que ele sempre recebe, visto que ele tem 100% dos seus investimentos focados em fundos imobiliários. Correa explicou que essa decisão vai muito do “conforto do investidor”. Ele disse que se for pensar em uma “regra” sobre como montar uma carteira de investimentos, não é recomendado ter 100% do patrimônio em fundos imobiliários. 

Um exemplo dado por Correa se refere à possível tributação dos rendimentos dos FIIs. Se de fato fosse aprovada a lei, quem tivesse 100% dos investimentos em FIIs, sofreria muito, tanto com a queda dos dividendos e até mesmo com a rentabilidade das cotas, que também poderiam despencar. Por isso, ele falou da importância da diversificação. 

Como fazer o balanceamento de uma carteira 100% de FIIs?

Marcos explicou que, o fato de estar 100% de seu capital alocado em fundos imobiliários, então a diversificação precisa ser grande. 

Uma ideia interessante, destacou Correa, é partir de um “marco zero com a definição de pesos iguais para todos os setores dos fundos imobiliários. E a medida que você vai investimento e se sentindo mais confortável com algum setor específico, você pode colocar mais dinheiro nele”. 

Ter tudo em FIIs para renda passiva para quem já vive de renda. É uma boa?

Quando perguntado sobre ter 100% do capital em uma carteira de FIIs para quem já vive de renda passiva, Marcos Correa ponderou sobre tal estratégia. Correa ressaltou que, de fato, os FIIs são os melhores investimentos para quem busca renda passiva, principalmente para quem se aposentou e busca nos investimentos sua fonte de renda. 

É claro que existem outros investimentos que também são geradores de renda, mas Correa lembrou que os fundos imobiliários pagam rendimentos todos os meses, oferecendo maior previsibilidade para o investidor. Porém, Correa apontou os riscos da concentração de patrimônio. 

 “Se por acaso der algum problema, para quem está aposentado ou em vias de se aposentar é algo mais complicado”. Correa disse que em caso de um portfólio para aposentadoria, a renda passa ter um papel ainda mais importante, uma vez que é por meio dela que a pessoa tira seu sustento. E por isso, uma carteira de FIIs concentrada pode não ser tão interessante. 

O veredito sobre uma ter 100% dos investimentos em uma carteira de FIIs 

Marcos Correa concluiu que, no seu caso, estar 100% concentrado em uma carteira de FIIs se dá pela sua “expertise” do assunto. O fato de ser especialista em fundos imobiliários e estar diariamente acompanhando tudo sobre o mercado imobiliário, dá maior tranquilidade na hora de investir em sua carteira. 

Por fim, o especialista em FIIs da Suno deu um recado para quem ter uma carteira de FIIs 100% concentrada. Ele disse que no fim das contas, a decisão é sempre do investidor. Porém, ele ponderou que os riscos precisam ser considerados ao assumir a concentração em apenas um veículo de investimento. “Se você está confortável com isso, tudo bem. Caso contrário, você precisa balancear sua carteira”.

 

 

 

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias