Fundos Imobiliários ou Renda Fixa: qual é o melhor?

Fundos Imobiliários ou Renda Fixa: qual é o melhor?

Com a taxa selic no patamar de 11,75%, muitos investidores questionam sobre qual investimento é melhor: os fundos imobiliários ou renda fixa. Principalmente com o retorno do famoso 1% através de ativos de menor risco, os FIIs começaram a ser comparados com a renda fixa. Essa comparação realmente deve ser feita?

Segundo Marcos Correa, especialista em FIIs da Suno, “dá para ter tudo na carteira”.  Na visão de Correa, “muitas carteiras devem ter ambos, porque fundos imobiliários e renda fixa cumprem um papéis diferentes no meio dos investimentos. Dependendo do objetivo de cada pessoa, um ou outro pode ser melhor”.  

Por isso, essa discussão sobre qual ativo é melhor precisa ser analisada com critérios. Vamos entender melhor agora!

Qual seus objetivos de investimento?

Por exemplo, para compor uma reserva de emergência ou de oportunidades, sem dúvidas, a renda fixa cumpre uma função primordial em qualquer carteira. Já para quem procura renda mensal isenta de imposto de renda, os fundos imobiliários sempre aparecem como opção importante.  

Neste caso, a reserva de emergência cumpre o objetivo de blindar sua carteira caso haja necessidade de cobrir gastos extras, enquanto a reserva de oportunidade pode ser utilizada para fazer novos aportes em investimentos. Ambos precisam estar em renda fixa, que oferece maior segurança e liquidez. 

Como complemento, Marcos Baroni, analista da Suno, acrescenta que esse debate entre fundos imobiliários sempre aparece quando os juros estão muitos baixos ou extremamente elevados. O analista espera que em algum momento essa discussão acabe, principalmente quando a economia brasileira chegar em um patamar de maior estabilidade.

Ainda para Baroni, “o fundo imobiliário é um instrumento de renda variável que tem uma característica previdenciária”. Já a renda fixa tem propósito que vai variar muito de acordo com o perfil do investidor. Dependendo da pessoa, ter maior exposição em renda fixa pode ajudar a diminuir a volatilidade da carteira oferecer maior previsibilidade nos investimentos. 

Fundos imobiliários para o longo prazo

Deste modo, Marcos Correa concorda com Baroni, inclusive, ao afirmar que a renda fixa é interessante para quem precisa acumular determinado valor e tem uma data específica para o resgate do investimento.

Porém, para quem pensa em um horizonte de longo prazo, incluindo a aposentadoria, tanto Correia quanto Baroni acreditam que os fundos imobiliários são superiores à renda fixa. Isso não significa que você precisa apenas de ativos de renda variável em sua carteira. 

O analista da Suno destacou que quando você monta uma carteira de fundos imobiliários, ou de outros ativos de renda variável, “você tem que olhar para a perpetuidade, acumulando patrimônio para usufruir das cotas que geram rendimentos”. 

Por fim, os especialistas do mercado concordam que uma carteira de investimentos diversificada existe espaço para ambas modalidades. Basta que os investidores ajustem seus interesses específicos e escolhem ativos, sejam fundos imobiliários ou renda fixa, que se encaixa às suas expectativas de presente e futuro.  

Isso significa o óbvio: não dá para comparar fundos imobiliários com renda fixa e cravar qual seria o melhor investimento. Acima de tudo, o investidor precisa conhecer seu perfil, dando maior ênfase a partir da sua expectativa de futuro e necessidades pessoais.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias