Fundos imobiliários: quais as vantagens de se investir em FIIs

Fundos imobiliários: quais as vantagens de se investir em FIIs

Umas das maiores dúvidas do investidor iniciante é quais tipos de ativos investir. Diante de diversas possibilidades que se tem no mercado, os fundos imobiliários surgem como uma excelente forma de construir uma renda passiva numa estratégia de longo prazo, por meio do recebimento de dividendos dos FIIs.

Apesar disso, o mercado financeiro é muito diverso e tem ativos de diferentes segmentos em que os investidores podem escolher aqueles que melhor se encaixem ao seu perfil de risco, assim como os mais adequados a sua própria estratégia. Mas afinal, nessa gama de possibilidades, quais seriam os diferenciais que os fundos imobiliários oferecem ao investidor?

Em uma live transmitida pelo Professor Baroni, especialista de fundos imobiliários da Suno Research, ele procurou passar aos investidores quais são principais vantagens de investir em FIIs. A conversa também contou com Kaique Grossman da XP e com Pedro Carraz da XP Asset.

Quais são as principais vantagens de investir em fundos imobiliários?

Uma das principais vantagens de investir em fundos imobiliários é a presença de uma gestão profissional, conforme apontado pelo especialista Kaique Grossman. Nesse caso, o investidor precisa ficar atento em qual é a equipe e o gestor que está associado com aquele projeto, sendo este um fator essencial a se considerar.

Quando se compara o investimento em imóveis de forma direta em relação aos FIIs, Grossman aponta diversas vantagens dos fundos imobiliários. Além da gestão profissional, os fundos imobiliários proporcionam uma maior diversificação em investimentos no setor imobiliário, além de uma maior liquidez que os imóveis físicos.

Através das cotas, é possível investir no setor sem ter o mesmo dinheiro que seria preciso para comprar uma casa ou qualquer outro imóvel, por exemplo. A eficiência tributária também é um dos principais pontos a serem considerados no momento de investir em FIIs, uma vez que eles são isentos de Imposto de Renda.

Há desvantagens nos FIIs?

Uma das poucas desvantagens citadas por Kaique foi justamente o investidor não ter um ativo próprio, caso seja esta uma das prioridades de quem está investindo. Já Pedro Carraz diz que o preço da cotação diária em tempo real acaba mexendo com a mentalidade de quem se inseriu nesse mercado sem necessariamente ter os objetivos mais adequados para esse tipo de investimento.

Assim, a quantidade de cotistas e fundos pode ser importante em termos de liquidez, mas o aprendizado que esses investidores vão adquirindo com o mercado ao longo do tempo traz a possibilidade de que os investimentos no mercado imobiliário tenham mais maturidade.

O tempo e a maturidade do mercado auxilia para que se tenha fundos com gestões mais profissionais, além de investidores mais qualificados e movidos por um propósito específico que só será encontrado no segmento de fundos imobiliários.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado de ações, criptomoedas, fundos imobiliários e economia popular. Graduando em Engenharia Química pela Unesp, também já trabalhei como consultor financeiro.

últimas notícias