5 Maiores dividendos dos FIIs de junho; 1,82% ao mês isento de imposto, conheça!

5 Maiores dividendos dos FIIs de junho; 1,82% ao mês isento de imposto, conheça!

Não é novidade que os fundos imobiliários são veículos de investimentos que ajudam a proteger seu capital da inflação. Segundo levantamento feito pelo Infomoney, os maiores pagadores de dividendos dos FIIs do mês de junho, muitos desses pagam rendimentos bem acima do CDI e da inflação. Nossa lista tem FIIs de CRI e um fundo imobiliário híbrido, que investe em imóveis e papéis. 

O site citado monitorou cerca de 106 fundos imobiliários, sendo que 50 tiveram um dividend yield acima de 1% no mês. O número é superior aos 46 registrados em maio.

De todos os segmentos de fundos imobiliários, os dividendos dos FIIs de CRI são os maiores, mais uma vez. Como a maioria desses fundos possuem ativos indexados ao IPCA, CDI e IGP-M, o repasse dos rendimentos aos cotistas é proporcional ao aumento da taxa selic e da inflação, que segue incomodando.

O IPCA chegou a 1,62% em março, enquanto no mês de junho o índice de inflação bateu 1,06%. Como os fundos de papel pagam prêmios acima da inflação, seus rendimentos estão cada vez mais atrativos. Mesmo com a alta dos preços, os fundos imobiliários de recebíveis trazem retornos acima da inflação, ajudando a proteger o portfólio de investimentos de quem possui uma carteira diversificada.

Deste modo, os FIIs de CRI investem em títulos de renda fixa do setor imobiliário, principalmente em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), além complementar suas carteiras com outros ativos de renda fixa. Alguns desses fundos também aplicam seus recursos em cotas de outros fundos imobiliários.

Por isso, enquanto a inflação seguir em alta, em certa medida, os dividendos dos FIIs de CRI também ficarão proporcionalmente elevados.

Quais são os maiores dividendos dos FIIs deste mês? Confira a lista!

Mesmo que os FIIs que pagam dividendos elevados sejam interessantes para compor sua carteira de investimentos, o investidor não deve olhar apenas para o dividend yield. No geral, quanto maior o ganho, maior o risco do ativo. 

Por isso, é essencial acompanhar os relatórios dos fundos para saber se o patamar de distribuição está saudável, dentro do perfil de risco do fundo. De igual modo, é importante analisar o quanto da sua carteira é composta por ativos de maior risco, afinal, é essencial equilibrar risco e retorno. 

O campeão dos dividendos do mês de junho é o Riza Akin (RZAK11). O fundo de papel gerido pela Riza Asset, distribuiu R$ 1,80 por cota, o equivalente a um retorno mensal de 1,82%. A gestora garante que seu patamar de distribuição em junho corresponde a um dividend yield anualizado de 19,10%.

Em segundo lugar, o destaque é o Urca Prime Renda (URPR11). Esse fundo investe prioritariamente na aquisição de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) pulverizados, que estão ligados a empreendimentos imobiliários residenciais.

Confira abaixo a lista completa dos maiores dividendos de FIIs do mês de junho:

 

Ticker Fundo Setor Dividend yield
RZAK11 Riza Akin Títulos e Val. Mob. 1,82%
URPR11 Urca Prime Renda Títulos e Val. Mob. 1,81%
VCJR11 Vectis Juros Real Títulos e Val. Mob. 1,78%
ARCT11 Riza Arctium Real Estate Híbrido 1,77%
VGIP11 Valora Cri Índice de Preço Títulos e Val. Mob. 1,75%

 

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias