Fundos imobiliários estão em um bom momento de investir? Confira aqui!

Fundos imobiliários estão em um bom momento de investir? Confira aqui!

Ao verem as cotas dos fundos imobiliários em queda, muitos investidores questionam se este é um bom momento de investir em FIIs. Além disso, com a renda fixa mais atrativa em virtude do aumento da taxa selic (13,25%) e inflação, muitos pensam se, de fato, os fundos imobiliários continuam relevantes.

Para responder essa questão, o analista da Suno Research, Marcos Baroni e o especialista em FIIs da mesma casa, Marcos Correa, vão responder para gente se este é um bom momento para investir em FIIs.

Precisamos lembrar que os fundos imobiliários são para o longo prazo

Para começar sua resposta, Baroni lembrou que para o investidor previdenciário que utiliza o mercado de capitais como fonte de crescimento e renda e formação de patrimônio, o mais importante é “entender os ativos e a perspectiva dos imóveis do que efetivamente falar de ‘melhor momento’”.

Ou seja, o analista acredita que o investidor deve observar o mercado real e analisar a discrepância no preço dos fundos em comparação aos ativos que eles possuem em carteira, que estão em alta. 

Além disso, Baroni também destacou que em relação ao preço dos FIIs em  com compação com os títulos públicos, “o spread em relação ao IFIX e títulos públicos mostra que os FIIs estão na banda superior deste spread”. Esse dado indica que estamos em uma oportunidade extraordinária de investir em FIIs, disse o analista da Suno. 

Como complemento, Marcos Correa disse que o cenário econômico é feito de ciclos. Ele comentou que, de fato, hoje é um bom momento de comprar FIIs, “mas é óbvio que existem incertezas em relação à inflação, guerra, riscos fiscais e etc”, pontuou. 

Diante disso, Correa mostrou, se por um lado o cenário macroeconômico é incerto, por outro, a gente vive um bom momento em termos dos fundos imobiliários.  Muitos fundos estão com “portfólios sólidos e rendimentos crescentes. Porém, é fato que existem condições externas que pressionam os fundos imobiliários”. 

Se hoje estamos em um bom momento, você precisa estar atendo

No entanto, isso não significa que temos que colocar todo o dinheiro da vida nos FIIs. Correa comentou que “a gente não sabe o dia de amanhã. É importante lembrar de renda variável, que tem fatores imponderáveis”, alertou o especialista.

Baroni complementou o raciocínio de Correa, dizendo que também não adianta “ficar com pânico e evitar o mercado para esperar algo melhor acontecer no mundo”. Para o analista, a crise atual é diferente da última crise do mercado, que houve queda das distribuições de rendimentos. 

“Até um tempo atrás o mercado não tinha a robustez do mercado hoje. As distribuições estão estáveis ou crescentes”, afirmou Baroni. 

Fundos com descontos

Para mostrar que o mercado está “penalizando” os FIIs, Correa lembrou que um ativo, a Torre Infinity foi vendida a quase R$40 mil o metro quadrado. Porém, o especialista da Suno pontuou que o mercado está precificando os fundos imobiliários abaixo, o que dá a segurança de comprar ativos de qualidade com preço descontado

“Há uma discrepância do que está acontecendo no mercado real em comparação com os fundos imobiliários. Como os FIIs são negociados na bolsa, a precificação é diferente, mas é tudo imóvel”, disse Correa.

Ou seja, o mercado imobiliário como um todo está melhorando com vacância caindo, valores subindo e aluguéis crescentes. Uma hora os fundos imobiliários vão precificar isso. 

O que os especialistas pontuaram é que não dá para colocar o foco naquilo que não temos controle, como os fatores externos que afetam os preços dos fundos imobiliários. O mais importante é a composição de uma carteira diversificada que seja resiliente no longo prazo. Confira o vídeo abaixo:

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias