Investir em FIIs através de fundos multimercados? Conheça a novidade!

Investir em FIIs através de fundos multimercados? Conheça a novidade!

De olho no desconto patrimonial dos fundos imobiliários, algumas gestoras estão lançando fundos multimercados que investem em FIIs. Com foco em ganho de capital através da valorização das cotas, esses fundos têm expectativa de rentabilidades acima de 25% ao ano. Afinal, vale a pena se expor ao mercado imobiliário por meio desses fundos?

Em primeiro lugar, esses fundos multimercados têm como objetivo investir em FIIs descontados, visando o ganho de capital. Quando há uma discrepância entre o valor patrimonial da cota e o preço negociado no mercado secundário, os fundos multimercados encontram aí uma oportunidade para investir em FIIs baratos. 

Segundo apuração do Infomoney, Anita Scal da gestora Rio Bravo, disse que “a ideia é usufruir do momento em que ninguém quer comprar os fundos imobiliários descontados para, efetivamente, ganhar dinheiro”.

Por isso, os multimercados focados em FIIs não são opções para os investidores que querem renda recorrente. Neste caso, a exposição ao mercado imobiliário através do investimento direto nos fundos imobiliários faz mais sentido.

Esses multimercados têm uma dinâmica diferente, pois querem aproveitar o outro lado dos fundos imobiliários: seu potencial de valorização. 

Investir em FIIs por fundos multimercados: a estratégia

Da mesma forma, o horizonte de investimento desses fundos multimercados não é no curto prazo. Muitos FIIs estão com cotas abaixo do valor patrimonial, mas quando esse cenário irá se reverter é algo que as gestoras não estão preocupadas. Investir em FIIs de qualidade na expectativa de ganho de capital é sempre visando o longo prazo. 

Talvez, alguns investidores que não estão familiarizados com essa “novidade do mercado” poderiam questionar se os fundos multimercados não seriam semelhantes aos FoFs. Na verdade, os multimercados que investem em FIIs têm algumas particularidades. Como estão fundos de investimentos fechados, eles podem reinvestir os ganhos de forma mais flexível. 

Já os fundos imobiliários são obrigados a distribuir 95% dos lucros semestrais aos cotistas. Deste modo, os fundos multimercados podem investir mais em novas aquisições do que os fundos de fundos. 

Quais fundos multimercados investem em FIIs? Confira abaixo

O Panorama Real Estate Multiestratégia FIC FIM, está focado em fundos imobiliários de escritório e de logística. O fundo tem como alvo um retorno líquido de 20% a 25% por ano para os cotistas, afirma matéria do Infomoney. Esse fundo é exclusivo para investidores qualificados, que possuem mais de R$ 1 mi aplicados no mercado financeiro. 

Outro fundo multimercado é o Rio Bravo Valor Imobiliário FIC FIM, que tem expectativa de retorno para o investidor de 16,6% ao ano até 2027. Esse fundo quer investir em FIIs de logísticos, escritório e o segmento de shoppings. O fundo da Rio Bravo também é para investidores qualificados. 

Por fim, a RBR Asset lançou o RBR High Convictions FIA, que investe em ativos do setor imobiliário na bolsa, com a expectativa de ganho de capital. O portfólio da carteira também tem como alvo as cotas de fundo imobiliários negociadas abaixo do valor patrimonial. E você, pensa em investir em FIIs através de fundos multimercados?

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias