Quais indicadores devo analisar nos fundos imobiliários?

Existem diversos indicadores que podem ser analisados nos fundos imobiliários. Nem todos estarão de fácil acesso, exigindo do investidor um pouco mais de atenção nos relatórios gerenciais.

Quais indicadores devo analisar nos fundos imobiliários?
Como o risco de crédito pode afetar os FIIs de tijolo? Foto: Unsplash

Existem diversos indicadores que podem ser analisados pelo investidor nos fundos imobiliários. Nem todos estarão de fácil acesso: exigem um pouco mais de atenção nos relatórios gerenciais, explica o Professor Baroni.

Preço do FII dividido pelo seu valor patrimonial

Analisar o P/VP (Preço do FII dividido pelo seu valor patrimonial) antes de comprar um FII (e depois) é importante, principalmente para aqueles que buscam construir uma carteira bem equilibrada, aproveitando as oportunidades do mercado.

Fundos imobiliários que possuem um P/VP inferior a 1 costumam ser mais atraentes no mercado, pelo desconto com relação ao valor patrimonial.

Já os fundos que têm valor superior a 1 podem ser considerados mais caros, ou valorizados, com relação ao valor patrimonial.

Porém, na hora de analisar um FII, não observe somente o P/VP: é preciso avaliar outros indicadores do FII, para ter certeza se os números fazem sentido e se o fundo realmente está “barato” ou “caro”.

Dividend yield – Rendimento de dividendos

Uma das grandes vantagens dos fundos imobiliários frente a outros investimentos são seus proventos mensais

Praticamente todos os FIIs listados no mercado costumam pagar os proventos mensais. Essas distribuições costumam ser atrativas, gerando ótima rentabilidade para os cotistas.

Mas, como em qualquer investimento de renda variável, é importante ficar atento à volatilidade do mercado e dos proventos do FII.

Por exemplo: um fundo que começa a pagar menos dividendos pode estar sofrendo algum problema, como perda de inquilinos, inadimplência, despesas extraordinárias, entre várias outras situações que devem ser avaliadas pelo investidor.

Já o aumento dos proventos pode estar embutido no recebimento de alguma multa referente à rescisão antecipada de algum inquilino, venda de um algum imóvel, novo contrato de locação, entre outras situações.

Além de identificar eventuais variações nos resultados operacionais pelos dividendos, o investidor pode verificar a rentabilidade média do fundo e avaliar se o fundo em questão está proporcionando uma rentabilidade adequada.

Outros indicadores importantes

Outros indicadores também devem ser verificados pelo investidor:

·        Quantidade de cotistas;

·        Taxa de vacância do fundo;

·        Valor patrimonial;

·        Prazo médio contratual;

·        Custos relativos;

·        Vencimentos dos contratos e revisões.

Relatórios gerenciais de fundos imobiliários trazem parte desses dados, mas nem todos os indicadores estão acessíveis, ficando a cargo do investidor buscar essas informações, comenta Professor Baroni. 

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Oliver Imhof Chwang
Oliver Imhof Chwang

Formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Oliver atuou como analista contábil por mais de 12 anos e possui 13 anos de experiência como investidor e 8 anos de Ghostwriter.

últimas notícias