Fundo imobiliário prepara liquidação; veja quando deve acontecer

Um fundo imobiliário está preparando sua liquidação. Veja quando deve acontecer e quais são os próximos passos do investidor.

Fundo imobiliário prepara liquidação; veja quando deve acontecer
Fundo imobiliário prepara liquidação; veja quando deve acontecer. Foto: iStock

O fundo imobiliário RECX11 trouxe maiores detalhes de como será sua liquidação, após aprovação de sua amortização total. Em comunicado, o FII destaca que a amortização total e a consequente liquidação do FII vai ser realizada em até 90 dias, conforme as condições que serão divulgadas posteriormente.

Para viabilizar o começo dos procedimentos de liquidação do fundo imobiliário, a gestão informou que o dia 8 de outubro de 2024 será o último pregão em que as cotas deste FII poderão ser negociadas na Bolsa de Valores brasileira.

Isso significa que as negociações de cotas do fundo imobiliário RECX11 serão suspensas a partir da sessão do dia 9 de outubro de 2024, quando não podem mais ser compradas e vendidas na B3.

Para que o valor patrimonial do FII seja devolvido aos investidores através de amortização de caixa, os investidores devem informar seus custos médios de compra das cotas, com o objetivo de viabilizar o tratamento tributário. Essa informação deve ser enviada pelos cotistas entre os dias 11 e 31 de outubro deste ano.

Segundo a administradora, os investidores podem informar seus custos médios nesse período através do Portal do Investidor. Quem não tiver acesso ao portal pode solicitar isso através do campo “Primeiro acesso?”, que está na tela inicial do site.

“O não recebimento pela administradora das informações de responsabilidade do cotista pode implicar no recolhimento de imposto de renda na fonte em valor superior ao que eventualmente seria devido pelo cotista”, esclareceu o FII RECX11 em comunicado.

Saiba mais sobre o fundo imobiliário RECX11

O RECX11 é um fundo imobiliário da categoria “FoF”, ou seja, Fundos de Fundos, que são aqueles que investem principalmente em cotas de outros FIIs.

Até o final de agosto, cerca de 97,4% dos ativos de sua carteira estavam em cotas de outros fundos imobiliários, enquanto a parcela remanescente estava alocada em caixa.

Até esse período, a carteira do fundo imobiliário RECX11 estava principalmente exposta ao setor de recebíveis, que representa 53,4% do portfólio.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado financeiro, fundos imobiliários e economia popular.

últimas notícias