Como investir em Fundo Imobiliário – Aprenda em 5 minutos

Aprender como investir em fundo imobiliário é uma opção interessante para quem tem interesse em viver de renda.

E detalhe, depois que se aprende como investir em fundo imobiliário, o investidor pode ser sócio de empreendimentos como shoppings centers, edifícios comerciais, dentre outros imóveis por valores bem acessíveis.

Dito isso, saber como investir em fundo imobiliário é essencial. Os fundos imobiliários, também chamados de FIIs, são condomínios de investidores em que o gestor do fundo tem a responsabilidade de alocar o dinheiro dos cotistas em investimentos imobiliários. Além de imóveis, o dinheiro também pode ir para papéis de renda fixa, como CRI e LCI.

Assim sendo, ao invés de comprar diretamente um imóvel, o investidor compra uma cota de um fundo que vai aplicar em diferentes imóveis.

Deste modo, o rendimento da aplicação vem dos valores cobrados dos aluguéis desses empreendimentos.

Também, entre as principais vantagens para quem aprende a investir nesses fundos, está a exposição imobiliária diversificada, o que reduz o risco de vacância.

Mas afinal, o que eu faço para investir em FIIs?

como investir em fundo imobiliário

Se o investidor está interessado em investir em fundo imobiliário e quer saber como funciona, segue abaixo o passo a passo para esta oportunidade:

  • Cadastre-se em uma corretora de valores:

As cotas dos fundos são negocias na B3 – Brasil, Bolsa e Balcão, por isso é necessário que o investidor crie uma conta em uma corretora, pois somente através dela que irá conseguir investir na bolsa de valores.

  • Escolha o FII:

É importante analisar alguns dados do fundo antes de escolher, como quais imóveis fazem parte da carteira e seu histórico de rentabilidade. Adicionalmente, é interessante também considerar o valor dos aluguéis dividido pelas cotas do fundo.

Assim, o investimento é considerado atrativo sempre que se aproximar ou ser maior que a taxa referência de mercado, que é a do CDI – Certificado de Depósito Interbancário.

  • Envie a ordem para a corretora:

O envio da ordem é feito como no mercado acionário.

Nesse sentido, o investidor consegue comprar pelo home-broker (programa que permite a compra e venda de títulos pela internet).

Basta digitar o código do fundo, a quantidade de cotas desejada e o preço.

Deste modo, se houver alguém interessado em vender as cotas nessas condições, a transação é concluída.

Como funcionam os fundos Imobiliários

como investir em fundo imobiliário

Os FIIs funcionam de uma maneira bem simples.

As construtoras financiam suas obras, investimentos em terrenos ou imóveis já acabados para uma gestora, que divide esses valores e cotas para o fundo.

Cada dono das cotas recebe um valor proporcional aos rendimentos que este acordo está proporcionando ao fundo.

Além desses rendimentos, o investidor pode ganhar vendendo as cotas por um preço mais alto que o preço de compra.

Em linhas gerais, o FII pode ser indicado para quem tem dinheiro aplicado em renda fixa, mas quer entrar no mundo da renda variável e arriscar um pouco mais.

O interessante é que dá para qualquer pessoa investir em um fundo imobiliário já que existem cotas por menos de R$ 10,00.

Por fim, saber como investir em fundo imobiliário já é um grande passo à frente para assim poder diversificar sua carteira de investimentos.

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários