Aprenda como investir em fundos de investimento imobiliário

Saber como investir em fundos de investimento imobiliário pode ser um alternativa interessante para quem tem interesse em viver de renda.

Além de não precisar se preocupar com a administração do bem adquirido, o investidor quando sabe como investir em fundos de investimento imobiliário, está pronto para ganhar muitos outros benefícios desse investimento.

A ideia sobre como investir em fundos de investimento imobiliário pode ser traduzida como um processo de aplicação financeira voltado para aqueles investidores com visão de longo prazo e que buscam uma renda recorrente mensal proveniente de alugueis procedente dos imóveis atrelados ao seu portfólio e também através da rentabilidade de alguns títulos atrelados ao mercado financeiro, como os CRIs e LCIs, por exemplo.

O que preciso fazer para investir em fundos imobiliários

como investir em fundos de investimento imobiliário

Os passos para investir em fiis são bem simples. Veja:

  • Cadastre-se em uma corretora de valores
  • Escolha o fundo imobiliário que deseja investir
  • Envie a ordem de compra através da corretora

Cadastre-se em uma corretora de valores

As cotas dos fundos são negocias na bolsa de valores (B3), por isso é necessário que o investidor crie uma conta em uma corretora, pois somente através dela que irá conseguir investir nos FIIs.

Escolha o fundo imobiliário que deseja investir

É importante analisar alguns dados do fundo antes de escolher, como quais imóveis fazem parte da carteira e seu histórico de rentabilidade.

Adicionalmente, é interessante também considerar o valor dos aluguéis dividido pelas cotas do fundo.

Assim, o investimento é considerado atrativo sempre que se aproximar ou ser maior que a taxa referência de mercado, que é a taxa do CDI.

Envie a ordem para a corretora

O envio da ordem é feito como no mercado acionário.

Nesse sentido, o investidor consegue comprar pelo home-broker (programa que permite a compra e venda de títulos pela internet).

Basta digitar o código do fundo, a quantidade de cotas desejada e o preço.

Feito isso, se houver alguém interessado em vender as cotas nessas condições, a transação é concluída.

Os principais tipos de fundos imobiliários

como investir em fundos de investimento imobiliário

Para entender como investir em fundos imobiliários, é preciso saber que existem diversos tipos de fundos disponíveis no mercado.

Na B3, por exemplo, são listados cerca de 190 fundos que podem ser comprados e vendidos via home broker. Conheça os principais:

Fundos de Renda

Conhecido como fundos de tijolo, os fundos de renda são aqueles focados em comprar empreendimentos para depois lucrar com o fluxo de locações.

Os principais segmentos que os fundos de renda costumam investir são shoppings, galpões logísticos, lajes comerciais, imóveis residenciais, hotéis e agências bancárias.

Fundos de Desenvolvimento

Os fundos de desenvolvimento têm como objetivo investir em imóveis em construção para depois lucrar com a venda desses empreendimentos.

Nestes casos, é importante ressaltar que há a possibilidade de a obra atrasar ou de o valor de venda esperado não ser atingido, impactando na rentabilidade do fundo.

Fundos de Recebíveis Imobiliários

Os fundos de recebíveis imobiliários são aqueles que investem em papéis, principalmente em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), com o objetivo de captar recursos financeiros para o mercado imobiliário.

Estes papéis, que são emitidos por empresas securitizadoras para financiar projetos imobiliários, podem se indexados por índices de preços, como o IGPM ou IPCA.

FOFs – Fundo de Fundos

Os fundos de fundos investem em outros fundos com a intenção de construir uma carteira mista composta por diversos ativos, como empreendimentos imobiliários, títulos e papéis mobiliários, ações do setor imobiliário, entre outros.

Como investir em fundos de investimento imobiliário – Considerações

Esse artigo trouxe uma breve explicação de como investir em fundos de investimento imobiliário pode ser fácil e prático. Contudo, antes de investir, busque conhecer essa classe de investimentos, a qual, é a que mais cresce no Brasil. Bons investimentos!

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários