A maioria dos investidores escolhem fundos mútuos de investimento com base no desempenho obtido no passado pelo fundo.

O passado é um bom indicador, embora não uma garantia. Ao escolher fundos mútuos de investimento, o investidor deve ter uma atenção especial em quem é o gestor do fundo.

Um fundo mútuo de investimento é um tipo especial de empresa que agrupa o dinheiro de muitos investidores e o investe em nome do grupo de acordo com um conjunto estabelecido de objetivos. Eles apresentam investimentos mais favoráveis para seus participantes caso eles tivessem investimentos no mercado por conta própria.

Atualmente, os investidores estão cientes de que há uma variedade de oportunidades de investimento disponíveis.

No entanto, quanto menor o risco de um investimento, significa que o lucro não será tão espetacular, mas às vezes um pouco de ganho é suficiente.

Por isso, se o investidor quiser construir um portfólio de qualidade, tem que se concentrar sobre esses três indicadores:

  1. O retorno esperado do seu investimento
  2. A volatilidade do mercado nessa área
  3. Como o desempenho do fundo mútuo está diretamente ligado a outros aspectos do mercado

O que são fundos mútuos de investimento

fundos mútuos de investimento

Os fundos mútuos são investimentos geridos profissionalmente que, de certa forma, mostram o desempenho de vários títulos variados.

Eles geralmente são organizados por uma empresa de consultoria com o objetivo de oferecer aos acionistas do fundo uma meta de investimento específico.

Com isso, os investidores podem comprar ações de um fundo mútuo, por exemplo.

Qualquer investidor que compra ações no fundo se torna proprietário de parte dele e muitas das vezes participam por causa das metas de investimento.

Para gerencia-lo, os acionistas escolhem um conselho de administração para supervisionar as operações do negócio e da carteira.

Fundos mútuos oferecem oportunidades para diversos investidores, que compartilham objetivos de investimento semelhantes.

Um fundo pode estar investido em ações, títulos e instrumentos financeiros com alta liquidez.

A partir daí os investidores partilham dos rendimentos, despesas, e de qualquer ganho ou perda que o fundo incorra nesses investimentos, na proporção das suas cotas.

Tipos de fundos mútuos de investimento

Existem diversos tipos de fundos mútuos com objetivos diferentes para atender às necessidades do investidor.

Entretanto, existem três tipos básicos que são:

  • Fundos de ações: investem em ações ordinárias de empresas de capital aberto, geralmente tendo valorização do capital como objetivo.
  • Fundos de renda fixainvestem em títulos de empresas, de governos e municípios, geralmente tendo rendimentos correntes como objetivo.
  • Fundos balanceados: variam seus ativos entre ações, títulos e instrumentos financeiros de alta liquidez dependendo das atuais condições do mercado, tendo como objetivo uma combinação tanto de rendimento corrente quanto de aumento do capital.

Existem também outras distinções entre os fundos mútuos que envolvem diferentes estilos e focos de investimento.

Essas distinções criaram uma ampla seleção de fundos mútuos, de forma a atender à necessidade de cada investidor e incluem o seguinte:

Estilos de Investimento mútuos

  • Valor - investem em ações de empresas que estejam sendo negociadas abaixo de seu valor intrínseco ou oportunidades que tenham sido ignoradas pelo mercado
  • Crescimento - investem em ações de empresas com crescimento de receita e lucros acima da média ou em empresas que estejam bem posicionadas para se capitalizarem com a tendência de crescimento de longo prazo

Foco de Investimento mútuos

fundos mútuos de investimento

  • Fundos globais investem em qualquer parte do mundo
  • Fundos de Países ou Regionais investem em um país ou região específica
  • Fundos Setoriais investem apenas em empresas de uma indústria específica

Uma série de opções elaboradas para atender aos objetivos específicos dos investidores são apenas um dos muitos benefícios do investimento em fundos mútuos.

Por fim, os fundos mútuos de investimento apresentam boas vantagens para investidores que desejam obter rendimentos melhores sem a necessidade de precisar analisar o mercado.

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários