O que é Selic – Conheça a taxa básica de juros da economia

O que é Selic? Ela nada mais é do que a taxa básica de juros da economia brasileira.

O Sistema Especial de Liquidação e Custódia é um sistema utilizado pelas instituições financeiras em empréstimos com garantia em títulos públicos federais. Em linhas gerais, isso que é Selic.

Ela basicamente serve como referência para todas as outras taxas praticadas pelo mercado, influenciando a rentabilidade dos investimentos financeiros, os juros cobrados em financiamentos e na concessão de crédito em geral. Dito isso, é muito importante saber o que é Selic, pois ela influencia toda a área financeira do Brasil.

Taxa Selic

o que é Selic

Já sabemos que a taxa Selic é considerada a taxa básica de juros da economia.

A cada 45 dias o COPOM (Comitê de Política Monetária) se reúne para definir qual será a meta do período com base no momento econômico do país.

É através dessa taxa que o governo irá remunerar quem financia a dívida pública federal.

Destaca-se também que nas reuniões do COPOM ocorre a definição da meta da taxa Selic.

Como isso, as taxas praticadas nas operações de empréstimo entre os bancos com lastro em títulos públicos são calculadas com base na meta da taxa Selic.

E a média delas no final do dia resulta na Taxa Selic diária, que é utilizada para remunerar o Tesouro Selic, por exemplo.

Origem do nome SELIC

O nome Selic deriva de Sistema Especial de Liquidação e Custódia.

Ele é um sistema informatizado destinado ao registro, custódia e liquidação de todos os Títulos Públicos Federais.

Estes títulos, são acessíveis como investimento a qualquer indivíduo através do Tesouro Nacional em seu programa chamado Tesouro Direto.

Já taxa Selic é o percentual da meta do governo para as operações de venda e recompra de seus títulos.

Com isso, o índice básico de juros da economia brasileira é utilizada como referência para o cálculo das demais taxas de juros cobradas pelo mercado, seja para investimentos ou para empréstimos e financiamentos.

Como a Selic afeta a economia

o que é Selic

Quando a Selic está em um patamar baixo, ela tem o poder de dar potência à economia, impulsionando o consumo da população e o investimento das empresas, por exemplo.

Os bancos também ficam mais interessados em emprestar dinheiro ao consumidor final e menos ao Estado, já que o governo não está remunerando tão bem.

Por outro lado, quando a Selic está alta, ela desestimula o consumo, o investimento das empresas e faz com que as pessoas sejam levadas a poupar, já que as aplicações financeiras estão pagando bem.

Em linhas gerais, boa parte das pessoas tem acesso ao consumo por meio das diversas modalidades de crédito.

Por isso, se o governo aumentar o valor da taxa Selic, ele diminui o poder de compra da população, sendo o contrário também verdadeiro.

O que é Selic - Considerações

Por fim, sabemos que mesmo com tanto destaque, muita gente ainda não sabe ao certo o que é a Selic, como ela funciona e qual é a sua influência na vida da sociedade. Por isso, espero que este artigo contribua para o seu conhecimento e que você possa compartilhar com aqueles que ainda não conhecem.

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários