Você está começando na renda variável? Conte conosco!

Uma característica marcante do histórico dos investidores aqui no Brasil é, sem dúvida alguma, o da aplicação na renda fixa.

Isso é totalmente compreensível.

Devido à nossa conjuntura econômica de juros elevados, investir na renda variável, em detrimento ao investimento na renda fixa (que poderia render até 2 dígitos ao ano), era um tanto quanto incoerente para muitas pessoas.

Contudo, com o atual cenário de redução da Selic – e tendência de continuação dessa queda para os próximos anos – muitas pessoas estão tomando ciência da importância de migrar parte dos seus respectivos investimentos para as aplicações de renda variável (ações e fundos imobiliários, por exemplo).

No entanto, começar a investir nessa categoria de maneira precipitada, ainda mais no contexto de alta de mercado que estamos atravessando agora, pode ser muito danoso para os iniciantes, pois tão certo quanto dois mais dois são quatro, em algum momento alguma crise virá e irá sacudir o mercado com alguma baixa relevante.

Nessa hora iremos testemunhar quem, de fato, está preparado para encarar a renda variável de maneira saudável e coerente com o longo prazo.

No entanto, isso é assunto para uma outra newsletter.

O que gostaríamos de tratar hoje é por que acreditamos que, para quem está iniciando na renda variável, começar pelos fundos imobiliários é a melhor alternativa.

Na nossa visão, dois são os pontos principais em relação a isso:

  1. Os Fiis possuem, historicamente, uma volatilidade inferior aos das demais classes de ativos negociados na bolsa de valores e, para quem está começando, esse tipo de característica é fundamental para se reduzir à ansiedade que a variação dos preços causam em quem ainda não se acostumou com o vai e vem das oscilações das cotações;
  2. A maioria dos Fiis pagam os seus dividendos de maneira mensal ao seus cotistas. Isso é muito importante pois ajuda o investidor iniciante a entender melhor como funciona o mercado de renda variável e, principalmente, a se interessar a procurar saber o que existe por detrás daquelas 4 letras e 2 números que ele decidiu aplicar os seus recursos financeiros;

Lead Magnet

Sabemos da importância que existe na orientação para quem está chegando agora no mercado de renda variável e, embora muitos tentem iludir quem chega com a promessa de ganhos surreais em um curto espaço de tempo (isso pode acontecer, mas são exceções e casos pontuais, assim como ganhar o prêmio da loteria também é), devemos sempre lembrar que investir em renda variável é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros.

Por isso, se você é iniciante, saiba que no fiis.com.br você será sempre bem recebido para estudar, aprender e evoluir como investidor.

Essa é a nossa missão, e é por isso que, para que você nunca se esqueça disso, sempre finalizamos as nossas cartas diárias com o nosso já tradicional e corriqueiro...

...conte conosco...

E faça isso não só hoje, mas todos os dias da sua maratona infinita rumo à independência financeira.

Conte conosco!

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários