Investir em fundos de ações: Informações importantes

Investir em fundos de ações: Informações importantes

Você tema algum dinheiro parado ou uma aplicação em renda fixa e está pensando em arriscar e investir em fundos de ações?

Muito bem, investir em fundos de ações pode ser uma grande oportunidade para alavancar seus investimentos.

Contudo, antes de tomar uma decisão de investir em fundos de ações, o investidor precisa entender o que de fato ele é. O Fundo de Ações é uma carteira de ativos da renda variável. Eles devem ter no mínimo 67% da sua carteira voltada para o mercado de ações. O seu funcionamento é semelhante a um condomínio, ou seja, todos os custos e benefícios são divididos igualmente entre os cotistas.

Assim, ao investir em um Fundo de Ações, o investidor aporta o valor desejado e o rendimento total consiste no desempenho dos ativos que compõem o portfólio.

O mercado de ações

investir em fundos de ações

Quando se fala em mercado de ações, as pessoas normalmente imaginam duas situações:

  1. A possibilidade de ficarem milionárias rapidamente, ao escolher uma empresa que terá um crescimento gigantesco em um curtíssimo espaço de tempo.
  2. Também vem à mente o medo de perder todos os seus investimentos se as ações da empresa escolhida sofrerem uma forte desvalorização.

E mesmo que não sejam comuns, ambas as situações são possíveis.

Investimentos em renda variável podem ser feitos de diversas maneiras, porém muitas pessoas desconhecem estas possibilidades e por isso, acabam fugindo do mercado de ações.

Como investir em ações

Para investir em ações, primeiro o investidor precisa decidir sobre qual maneira é a mais adequada para ele:

Tipos de Fundos de Ações

investir em fundos de ações

O Fundo de Ações é uma das categorias dos Fundos de Investimentos.

De acordo com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), ele pode ser classificado em:

Tipo de gestão

A gestão do fundo de ações pode ser feita de duas formas:

A primeira consiste em superar um índice de referência ou não ter um indicador referencial.

A passiva tem como objetivo replicar o comportamento de um índice de referência da renda variável, como o Bovespa (IBOV) por exemplo.

Estratégia

Da gestão ativa, o fundo de ações ainda pode ser subdivido segundo a sua estratégia em:

Investir em fundos de ações é uma excelente maneira para diversificar os investimentos e com isso, obter a chance de maiores retornos.

Bons investimentos!

ACESSO RÁPIDO
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. comente este artigo
foto: Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro

Engenheiro mecânico por formação, estuda e investe no mercado de capitais desde 2016. Entusiasta do Value Investing, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro desde que iniciou no universo das finanças. Acredita que o mercado de capitais é uma das alavancas que contribuem para o desenvolvimento da humanidade.

últimas notícias