FII HCTR11 sobe 6,24% e nega conflito de interesse em suas operações

FII HCTR11 sobe 6,24% e nega conflito de interesse em suas operações

O fundo imobiliário HCTR11 divulgou nesta segunda-feira (18) o seu relatório gerencial do mês de março. O FII esclareceu alguns questionamentos quanto a um possível conflito de interesses nas operações do fundo.

Na sessão de hoje (19), as cotas do HCTR11 tiveram forte alta. Até às 13h29, o fundo tinha uma valorização de 6,24%. Os questionamentos em torno do FII vieram por conta de investimentos feitos pelo Hectare CE em certos certificados de recebíveis imobiliários (CRI).

Esses CRIs investidos teriam a participação do próprio fundo HCTR11, o que traria, segundo os questionamentos, um possível conflito de interesses. Nesse caso, a hipótese seria de uma existência de exposição dupla, o que faria com que o fundo pudesse captar recursos e emprestá-los para o próprio FII Hectare CE.

As dúvidas a respeito do tema começaram em março de 2022. Nessa ocasião, o FII HCTR11 aumentou sua posição no CRI Circuito de Compras. Esse CRI é o que financiou as obras no Shopping Popular Circuito de Compras, localizado em São Paulo (SP).

Qual a posição do HCTR11 sobre o assunto?

O espaço em questão é conhecido como Nova Feira da Madrugada e é visto como o maior centro de compras popular que se tem na América Latina. Além disso, o HCTR11 também investiu no projeto através da compra de cotas do fundo imobiliário XBXO11. No portfólio do fundo, esse investimento tem uma representação de 6%.

O fundo HCTR11 explicou em seu relatório que “o fundo apenas se expõe de maneira diferente em termos de risco e retorno ao mesmo ativo, junto com outros investidores em cada uma das classes”.

Desse modo, o fundo imobiliário Hectare CE afirma que “não achamos, portanto, que faz sentido a afirmação de que o fundo emprestou dinheiro para si mesmo e nem que ele poderia protelar nenhuma ação ou decisão por conta disso”.

A equipe de gestão do HCTR11 também ressalta que possui uma participação minoritária no empreendimento e que não seria o único investidor do CRI. Por todas essas razões, o FII acredita que não há conflito de interesses em suas operações em relação à compra do  Circuito de Compras.

Após o fechamento da última semana em queda de 9,93% no valor da cota do HCTR11, além de uma baixa de 7,31% na sessão de ontem (19), o mercado parece ter respondido de forma positiva aos esclarecimentos do fundo Hectare CE, já que este vem obtendo forte alta nesta terça-feira (19).

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado de ações, criptomoedas, fundos imobiliários e economia popular. Graduando em Engenharia Química pela Unesp, também já trabalhei como consultor financeiro.

últimas notícias