IFIX tem queda de 0,15%; TORD11 lidera as perdas da sessão

IFIX tem queda de 0,15%; TORD11 lidera as perdas da sessão
Cotação do IFIX. Foto: Pixabay

O IFIX, principal índice de fundos imobiliários da bolsa de valores brasileira (B3), terminou a sessão desta quinta-feira (9) em queda de 0,15%. Assim, encerrou o dia com 2.818 pontos, obtendo sua terceira queda consecutiva. Os FIIs TORD11 e XPPR11 ficaram entre os destaques positivos do dia.

A máxima do dia para a cotação do IFIX foi de 2.825 pontos, enquanto a mínima foi de 2.818. O principal destaque positivo entre os fundos imobiliários foi RBR Alpha Multiestratégia Real Estate (RBRF11), que subiu 1,61%. O segundo maior destaque foi o Brazilian Graveyard and Death Care (CARE11), com alta de 1,42%.

Já nas perdas, a maior queda diária ficou com o fundo imobiliário Tordesilhas EI (TORD11), com variação de -1,99%, seguido pelo RBR Properties (RBRP11), com uma queda de 1,62%. Além dos fundos imobiliários TORD11 e XPPR11, veja a lista completa dos 5 FIIs que mais subiram e caíram na sessão de hoje (9):

Maiores altas do IFIX

Maiores baixas do IFIX

O IFIX é um indicador importante para os fundos imobiliários da Bolsa de Valores de São Paulo (B3). O objetivo é medir o desempenho médio do mercado de FIIs, já que ele reúne cotas dos principais fundos do segmento imobiliário que estão listados na bolsa brasileira.

O mercado de ações, através do índice Ibovespa, ficou em linha com o mercado de fundos imobiliários, já que teve na sessão de hoje (9) uma baixa de 1,05%, obtendo a sua quinta queda diária consecutiva, aos 107.228 pontos.

Pátria Investimentos faz acordo para adquirir participação de 50% na VBI Real Estate

O Pátria Investimentos divulgou nesta quinta-feira (9), através de fato relevante, o fechamento de um acordo para ter participação de 50% na VBI Real Estate, que por sua vez, é uma gestora com focada no segmento imobiliário brasileiro. O Pátria se trata de uma das maiores em gestão de ativos presentes na América Latina.

Com o novo acordo, o patrimônio dos FIIs Pátria Logística (PATL11) e Edifícios Corporativos (PATC11) vão ser incorporados pela VBI Real Estate. O documento divulgado pela gestora ainda explica que “a partir da conclusão da transação, a VBI sucederá o Pátria em tais atividades e passará a ser uma sociedade integrante do grupo do Pátria”.

Do mesmo modo, o comitê de investimentos e do conselho de administração da VBI Real Estate serão integrados aos sócios da área imobiliária da Pátria Investimentos. O documento não expôs os valores envolvidos na negociação.

Apesar disso, foi destacado que a conclusão da transação ainda depende da superação de condições que estão previstas no acordo. A VBI possui cerca de R$ 5,7 bilhões sob gestão, o que inclui 5 fundos imobiliários em seu portfólio, como:

Dos 5 FIIs inseridos na carteira da VBI, somente o VBI Consumo (EVBI11) não compõe a carteira teórica do IFIX. Nos outros, o que tem participação mais relevante no índice é o fundo imobiliário VBI Logístico (LVBI11), com 1,10%.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado de ações, criptomoedas, fundos imobiliários e economia popular. Graduando em Engenharia Química pela Unesp, também já trabalhei como consultor financeiro.

últimas notícias