Existem boas oportunidades hoje nos fundos de CRI?

Existem boas oportunidades hoje nos fundos de CRI?
Existem boas oportunidades hoje nos fundos de CRI?

Com o cenário de juros altos e avanço da inflação, diversas opções de fundos de CRI trouxeram bons rendimentos aos seus cotistas nos últimos anos. Por conta disso, os FIIs de recebíveis se tornaram os “queridinhos” dos investidores durante um bom tempo.

Apesar disso, após três meses consecutivos de deflação no Brasil, o cenário acabou mudando, visto que a queda dos índices inflacionários pode trazer um certo impacto negativo na geração de receita desses fundos e, consequentemente, na distribuição de dividendos dos fundos de CRI.

Nesse contexto, muitos investidores optaram por deixar de lado os FIIs de recebíveis, fazendo com que as cotas a mercado desses fundos tivessem forte queda. Isto porque o cenário de deflação tende a fazer com que a classe tenha um menor potencial de manter um pagamento de rendimentos mais robusto como vinha sendo praticado.

Embora uma eventual queda ou manutenção no patamar de distribuição dos dividendos dos FIIs de CRI dependa das particularidades e características de cada um desses fundos, muitos investidores ficaram preocupados com essa possibilidade de queda nos proventos, como já vem ocorrendo de fato em alguns fundos.

Apesar disso, é nos momentos em que as cotas estão mais descontadas, que os fundos de recebíveis podem gerar oportunidades para investir de forma barata em FIIs consolidados do setor. Mas afinal, existem boas oportunidades hoje nos fundos de CRI?

Existem boas oportunidades hoje nos fundos de CRI?

Segundo o professor Baroni, especialista de fundos imobiliários da Suno Research, alguns fundos de CRI vêm apresentando uma ótima oportunidade de compra. Nesse caso, aqueles fundos que possuem um bom histórico de alocação e de distribuição de rendimentos podem ser uma opção interessante.

Além disso, “se você olhar os relatórios de hoje e de um ano atrás, boa parte dos fundos, principalmente aqueles que estão mais descontados, têm conseguido melhorar a sua taxa média ponderada”, explica Baroni.

Mas já que existem essas oportunidades no mercado, quais fatores podem ser observados na escolha de cada um desses fundos?

Como encontrar boas oportunidades de investimentos nos fundos de recebíveis?

Para aproveitar boas oportunidades de investir em fundos de CRI, é necessário ter um olhar mais atento ao portfólio que esses FIIs apresentam e a estratégia usada em seus ativos.

Uma das alternativas do momento pode ser a escolha de fundos de CRI cujo patrimônio está indexado de forma simultânea a índices de inflação e também à taxa do CDI. Os fundos que apresentam investimentos que possibilitam a eles uma maior proteção contra a deflação também podem ser um fator determinante nessa escolha.

Nesses casos, os fundos que apresentam essa estratégia de segurança investem em CRIs que, mesmo com o contexto de deflação, ou seja, inflação negativa, uma parte do seu rendimento continua pelo menos igual à taxa prefixada que foi acordado na data que o ativo foi comprado.

Além disso, outro fator a ser considerado são as reservas acumuladas que alguns fundos de CRI conseguiram construir em períodos anteriores, permitindo a manutenção de sua distribuição de dividendos mesmo em cenários mais desfavoráveis ao setor.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado financeiro, fundos imobiliários e economia popular.

últimas notícias