Fundos de CRI: saiba tudo sobre esse Fundo Imobiliário

Fundos de CRI: saiba tudo sobre esse Fundo Imobiliário


Um dos tipos de Fundos Imobiliários que tem ganhado notoriedade no mercado imobiliário são os Fundos de CRI.

Para alguns analistas profissionais, investir em fundos de CRI pode ser a melhor opção para pessoas físicas,  visto sua capacidade de diversificação. Explicaremos mais sobre esse ativo no decorrer do artigo.

O que é um CRI?

Primeiramente, os Certificados de Recebíveis Imobiliários, mais conhecidos como CRIs, são títulos que oferecem um direito de crédito ao investidor. Portanto, ele deverá receber uma remuneração periodicamente.

Quando emitido, o CRI tem o objetivo de captar recursos, que são destinados a financiar transações do mercado imobiliário. Normalmente, estes títulos são lastreados em créditos imobiliários.

É importante salientar que somente instituições específicas, denominadas securitizadoras, podem realizar a emissão de CRI.

Essas companhias securitizadoras de créditos imobiliários são instituições não financeiras, constituídas sob a forma de sociedade por ações, que têm por finalidade a aquisição e securitização desses créditos, a emissão e colocação destes ativos no mercado financeiro.

Além disso, é válido destacar que é comum, que seja instituído o regime fiduciário, ou seja, os recebíveis são:

Agora que você já sabe o que é um CRI, é importante que entenda o que é um Fundo de CRI, que vamos tratar logo abaixo.

O que é um Fundo Imobiliário de CRI? 

fundos-de-cri

Fundos Imobiliários de CRI nada mais são que fundos que investem majoritariamente em recebíveis imobiliários. Esses recebíveis são os investimentos de renda fixa voltados ao setor imobiliário, como o próprio Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras Hipotecárias (LH).

Lista de Fundos Imobiliários de CRI da B3 

Na Bolsa de Valores brasileira estão listados diversos FIIs de CRI, veja a lista completa abaixo:

Agora que você já sabe quais são as opções disponíveis de investimento em fundos imobiliários de CRI, vamos entender quais são as principais vantagens dos fundos de CRI.

Quais são as vantagens do fundo imobiliário de CRI? 

Os FIIs de CRI tem a grande vantagem de misturar renda fixa com renda variável, uma vez que acompanha a rentabilidade desses títulos de crédito privado ao mesmo tempo que se pode ganhar com a valorização da cota, que é negociada em bolsa de valores.

Além do mais, através dos fundos imobiliários de CRI, é possível investir em CRIs de maneira mais diversificada, pois cada FII tem vários CRIs em sua carteira, o que faz diminuir muito o risco.

Além disso, esses FIIs também são uma boa alternativa para quem não quer ficar com o dinheiro preso por um tempo determinado, já que, havendo liquidez, você pode vender suas cotas.

Em contrapartida, existe também o lado negativo onde, por investir em renda fixa e ter que distribuir 95% do lucro, o fundo praticamente não sofre alteração em seu patrimônio.

Consequentemente, a cotação sempre ficará muito próxima do preço de emissão, podendo variar muito pouco acima ou abaixo do seu valor patrimonial, ou seja, para aumentar seu patrimônio nesse tipo de fundo, é obrigatório o reinvestimento.

Portanto, os Fundos Imobiliários de CRI são um tipo de investimento que tem grandes vantagens e podem ajudar na diversificação da sua carteira de investimentos.

ACESSO RÁPIDO
comente este artigo últimas notícias