Fundos Imobiliários com rentabilidade – Saiba como encontrar

Olá. Neste artigo vamos falar um pouco sobre fundos imobiliários com rentabilidade.

Mas, primeiro precisamos entender um fato. Investimentos bons são aqueles que trazem tranquilidade e bons rendimentos para o investidor, e é justamente por isso que vamos falar sobre os fundos imobiliários com rentabilidade.

Para começarmos a entender, os fundos imobiliários com rentabilidade são aqueles que possuem rendimentos consistentes, que tem um a gestão organizada, que segue de forma real os seus objetivos de investimentos, que busca sempre o melhor de acordo com o cenário econômico atual e que faz prevalecer a melhor rentabilidade possível para o investidor.

Vale a pena migrar os recursos alocados em CDB ou Poupança para Fundos Imobiliários?

fundos imobiliários rentabilidade

Bom, a respeito de seus rendimentos, não é simples de afirmar qual a exata rentabilidade dos FIIs, mas podemos dizer que vai depender do fundo analisado e também do período avaliado.

Para quem busca uma resposta mais direta e simplificada sobre a rentabilidade que os fundos entregam hoje, podemos encontrar fundos que entregam dividendos mensais na faixa de 0,50% ao mês, até fundos que entregam retornos de cerca de 0,90%, porém, com riscos e perfis diferentes.

Essas métricas podem ser bem diferentes de um fundo para o outro por conta de fatores como:

  • Vacância
  • Inadimplências
  • Variação do preço das cotas
  • Gestão
  • Ativos/Portfólio

Neste cenário no qual estamos presenciando, onde os juros caíram e agora está estabilizando, é comum que os FIIs se valorizem bem.

É importante lembrar também que a rentabilidade de um fundo imobiliário deve ser considerada de uma forma geral, considerando além dos dividendos recebidos, a valorização das cotas, que tende a ocorrer no longo prazo.

Rentabilidade histórica dos fundos imobiliários

fundos imobiliários rentabilidade

Em relação a rentabilidade histórica dos fundos imobiliários, entre os inúmeros fundos disponíveis hoje na bolsa de valores, podemos achar resultados extremamente distintos, mesmo se tratando de produtos com perfis bem similares.

Ao longo dos anos, a maioria dos fundos imobiliários entregaram rentabilidades superiores ao CDI, mas ao mesmo tempo, uma parcela considerável deles entregou retornos inferiores aos da renda fixa.

Sendo assim, para quem espera obter um retorno atrativo com fundos imobiliários, será sempre fundamental considerar a qualidade do ativo e o preço pago pelo mesmo.

De um modo geral, considerando o IFIX, índice que reflete a média de desempenho dos maiores e com mais liquidez, ele mostrou que foi interessante nos últimos anos (2011/2017), superando o CDI e o índice Ibovespa.

O investidor deve levar em conta também que esse período foi bastante adverso para o mercado imobiliário.

Os empreendimentos enfrentaram uma elevada vacância, por conta da recessão e crise do mercado imobiliário que afetou o país, além dos juros elevados dos últimos anos que acabou por prejudicar o retorno do índice.

No entanto, é praticamente um consenso no mercado imobiliário de que o cenário atual é de retomada para os imóveis e, por consequência, existe hoje uma expectativa real de uma melhora de performance nos Fundos Imobiliários como um todo para os próximos anos.

Por fim, em um período de economia saudável, com uma vacância média controlada, podemos enxergar os fundos imobiliários com rentabilidade entregando bons retornos no longo prazo.

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários