Estamos em um momento de euforia no mercado.

Máximas históricas sendo batidas recorrentemente, tanto no Ifix quando no Ibovespa comprovam claramente a afirmação acima.

Adicionalmente, a expectativa da aprovação de importantes reformas políticas econômicas aumenta ainda mais o entusiasmo de grande parte do mercado e, principalmente, daqueles que estão adentrando agora nesse ambiente.

É necessário ponderar, contudo, que essa conjuntura otimista não dura para sempre.

Não estamos aqui querendo cumprir o papel de “profetas do apocalipse”, no entanto, nunca é demais lembrar que tudo no universo é regido por ciclos, e a economia também se enquadra nesse contexto.

Dito isso, os momentos de alta são sim, relevantes e muito animadores, mas é preciso estar ciente que essa é uma situação temporária, e novas quedas podem – e devem – acontecer, ainda mais aqui no Brasil, onde qualquer sinal de “incômodos” em Brasília podem contribuir para que tais volatilidades aconteçam na bolsa de valores.

No entanto, é preciso destacar que momentos de stress no mercado não são o “fim do mundo”.

Pelo contrário...

Para o investidor focado no longo prazo, tal cenário pode ser, de fato, bastante proveitoso.

Muitos se entristecem com os períodos de queda, e vários chegam a pensar até em desistir da bolsa de valores, afinal, acreditam que tomaram uma decisão errada e que estão "andando para trás", ao verificarem o valor do patrimônio caindo e caindo.

Contudo, na realidade, o investidor deveria se alegrar com esses momentos, pois a verdade é que eles representam uma ótima oportunidade de chegar mais rápido onde se deseja.

Apesar de parecer, num primeiro momento, um tanto quanto confuso afirmar isso, as quedas da bolsa não estão atrasando objetivos dos investidores, e nem são passos para trás que o investidor está dando.

Bem pelo contrário.

Elas estão dando a ele a oportunidade de acelerar, e muito, a sua jornada rumo a independência financeira.

É exatamente dentro dos períodos de turbulência do mercado que o dinheiro investido pode ser melhor remunerado, gerando muito mais renda e trabalhando de forma mais eficiente.

Nesses períodos de volatilidade, o investidor consegue, com muito menos recursos, comprar muito mais cotas de FIIs e ações de boas empresas e, com isso, aumentar a sua "coleção" de ativos geradores de renda de forma muito mais barata.

É basicamente como ir a um mercado em dia de grandes promoções...

É para ser um motivo de alegria.

Mas, para a maioria, na bolsa de valores isso é visto de uma forma equivocada, infelizmente.

É preciso ter em mente que os ativos negociados em bolsa sobem e descem periodicamente, isso faz parte do mercado.

Temos que nos acostumar, portanto, a esses movimentos, se quisermos ter sucesso nos investimentos a longo prazo.

É importante lembrar, também, que precisamos manter o foco na capacidade de geração de renda passiva dos nossos investimentos.

E as ações e os fundos imobiliários possibilitam exatamente isso aos investidores... se associar a excelentes empresas e grandes empreendimentos imobiliários e, com isso, participar de maneira direta e proporcional aos lucros e ao crescimento desses ativos.

Poder comprar mais, por menos.

Gerar mais renda, investindo menos.

É exatamente essa que tem que ser a visão dos investidores nos momentos de nervosismo do mercado.

O investidor que, em vez de se desesperar com as quedas, aproveitar para acumular mais ativos, comprando com mais intensidade, reinvestindo seus dividendos e elevando os aportes, conseguirá, sem dúvidas, fortalecer bastante a sua carteira previdenciária e aumentar de forma relevante a sua renda passiva proveniente de dividendos e rendimentos.

Com um fluxo de renda passiva muito maior, proporcionado pelas compras de ativos subprecificados, o investidor dá passos importantíssimos para a sua independência financeira, acelerando a sua jornada.

Dessa maneira, tente enxergar a bolsa de valores como ela realmente é.

Um verdadeiro mercado onde, volta e meia, os seus agentes resolvem abrir uma liquidação e vender os seus melhores produtos a preços descontados.

Aproveite esses momentos, portanto, para encher o seu carrinho de compras e aumentar ainda mais o seu estoque de ativos financeiros.

Conte conosco!

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários