Rendimento dos Fiis – Uma forma sensacional de ganhar dinheiro

Os investimentos em fundos imobiliários são bastante lembrados devido ao seu potencial de rendimento nos fiis.

É bem simples, para obter o rendimento dos fiis, basta comprar cotas do fundo que deseja. Feito isso, você detém o direito de participar dos proventos do fundo e já começa a obter lucro no mês seguinte.

Atualmente existem cerca de 230 fundos imobiliários disponíveis para investir. No entanto, não é simples de se afirmar qual é o rendimento nos fiis, exatamente. O que podemos dizer é que dependerá do fundo analisado e também do período avaliado. Logo, para uma resposta mais direta e simplificada, podemos encontrar fundos que entregam rendimentos entre 0,45% e 1,00% ao mês, porém, vai depender do perfil que será analisado.

Como funciona o rendimento dos fundos imobiliários

rendimento fiis

A forma de explicar como funcionam os fundos imobiliários é bem parecida com as empresas listadas em bolsa de valores.

Nesse caso, o dinheiro captado na emissão dos papéis, que no caso das empresas são chamados de ações, nos FIIs são chamados de cotas, que são utilizados para investimentos no setor imobiliário.

Essas cotas podem ser adquiridas nas chamadas ofertas públicas ou negociadas com outros investidores através do mercado secundário, onde a operação de compra e venda é feita através de um corretora na plataforma de negociação chamada de home broker.

Feita a captação dos recursos, o gestor do fundo imobiliário investe o dinheiro levantado em aplicações, como:

  • Aquisição de empreendimentos imobiliários que estejam prontos ou em construção
  • Aquisição de títulos e ativos imobiliários (LCI e CRI, ações imobiliárias, cotas de FIIs)
  • Projetos de construção de imóveis

Portanto, as cotas representam o valor mobiliário do fundo, e por consequência, quem as possui tem o direito de participar do seu rendimento.

O rateio do rendimento é feito de forma proporcional e democrática: quem tem maior número de cotas, recebe mais.

O rendimento dos FIIS é obtido de diferentes formas, sendo elas:

  • Aluguel de imóveis
  • Venda dos imóveis
  • Arrendamento
  • Lucros obtidos com aplicações em ativos e títulos
  • Construção de imóveis
  • Aquisição de cotas de fiis

Quem decide onde aplicar os recursos é o gestor do FII. É dele o poder de decisão quanto à área de atuação do investimento, contudo, seguindo sempre o regimento do fundo.

5 motivos que geram rendimento para os FIIs

rendimento fiis

Veja abaixo os 5 principais elementos de geração de renda para os fundos imobiliários:

  • Aluguel de imóveis: Os FIIs que possuem imóveis utilizam para gerar renda através do aluguel.
  • Arrendamento de imóveis: Similarmente ao aluguel, o arrendamento de um imóvel é o contrato pelo qual o contratado se obriga a ceder, por tempo determinado ou não, com o objetivo de nele ser exercida atividade de exploração.
  • Construção de imóveis: Nesse caso o fundo utiliza seus recursos para incorporação e construção de imóveis para futura venda, e com isso lucrar com o negócio.
  • Aquisição de títulos de renda fixa: Essa é uma prática comum dos fiis, principalmente os fundos de papel. Nesse caso são adquiridos papéis e títulos atrelados ao mercado imobiliário, como LCIs e CRIs, que geram um retorno mensal na forma de juros.
  • Aquisição de cotas de outros fundos imobiliários: Essa prática é adotada pelos fundos de fundos (FOFs). Nesse caso, esse tipo de fundo adquire cotas de outros fundos, proporcionando o acréscimo na rentabilidade do FII.

Por isso, para concluir, não deixe esse investimento passar despercebido. Tenho certeza que o rendimento dos fiis fará toda diferença em sua carteira de ativos. Seja um investidor de sucesso e conheça os FIIs, a classe de investimentos que mais cresce no Brasil.

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Desenvolvedor de conteúdos

Formado em Engenharia de Produção pela FAACZ, com experiência de mais de 5 anos no mercado financeiro do Brasil. Investidor e desenvolvedor de conteúdos sobre o mercado imobiliário, economia e investimentos.

Comentários