Fundos imobiliários: será que essas quedas reverterão um dia?

Fundos imobiliários: será que essas quedas reverterão um dia?

Desde o primeiro semestre de 2021 que as cotas dos fundos imobiliários vêm sofrendo quedas no mercado secundário. Com o aumento das taxas de juros, muitos investidores estão tomando menos risco e migrando para a renda fixa. 

Além disso, o cenário de incerteza relacionado à pandemia também prejudicou o mercado, o que pressionou as cotas para baixo. A pergunta que muitos fazem é: essas quedas reverterão um dia ou o patamar de preço ficará sempre para baixo?

Quem respondeu essa pergunta no canal do Youtube da Suno foi Marcos Correa, o especialista em FIIs da Research. Correa disse que, de fato, o IFIX vem passando por quedas nos últimos dias. As vezes caindo muito e outras vezes se recuperando. Mas essas quedas serão revertidas de fato? Os fundos voltarão para o positivo?

Em tese sim, disse Correa. Ele argumentou que “no mercado de renda variável a gente sobe, mas ‘sobe caindo’. Existem os altos e baixos no meio do caminho, mas no longo prazo a gente está sempre subindo”.

Por isso, Correia acredita que os fundos imobiliários eventualmente vão recuperar suas cotações, vão voltar a valorizar e o IFIX como um todo vai voltar a subir também. Porém, a grande pergunta sobre “quando isso acontecerá”  que fica difícil de responder. 

Marcos disse que essa recuperação pode ser daqui a 6 meses, 1 ano, enfim, é impossível prever o futuro dos fundos imobiliários. Principalmente em relação ao cenário macroeconômico brasileiro que, historicamente, é muito instável.

Ou seja, a recuperação das cotas dos fundos imobiliários chegará, a grande questão é que não é possível determinar quando será.  

As oportunidades existentes nas quedas dos fundos imobiliários

Em complemento à resposta de Correa, o analista Marcos Baroni também comentou sobre as dificuldades dos FIIs e seus desafios em relação à recuperação das cotas. Para Baroni, é justamente nos momentos de crise que existem as melhores oportunidades do mercado. “Mesmo que você esteja mais cauteloso, não significa dizer que você deve parar de comparar, esperando todas as condições negativas superarem para depois investir”.

Na verdade, Baroni enfatizou que, caso essa recuperação chegue, os preços dos ativos ficarão valorizados. Ou seja, quem esperou o momento perfeito pode perder a oportunidade de comprar bons fundos em preços atrativos. Por isso, o analista da Suno deixou claro que após os juros entrarem em patamar de baixa, as oportunidades de compra poderão até mesmo ficar escassas. 

Deste modo, o investidor de fundos imobiliários não deve ficar esperando quando será a recuperação ou quando os preços dos FIIs vão se valorizar. O mais importante é seguir uma estratégia de longo prazo, aproveitando as oportunidades e escolhendo ativos de qualidade. 

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias