Fundos Imobiliários: vale a pena se não reinvestir os dividendos?

Fundos Imobiliários: vale a pena se não reinvestir os dividendos?

Quem investe em fundos imobiliários sabe a importância de reinvestir o valor dos dividendos para aumentar seus ganhos. Porém, uma dúvida comum é: Vale a pena investir em fundos imobiliários se não reinvestir os dividendos? Para responder essa questão, Marcos Correa, especialista em FIIs da Suno Research, explicou aos investidores sobre a importância do reinvestimento. 

Correa disse que deixar de reinvestir os rendimentos é uma escolha que, dependendo do momento que você estiver”, ela é até viável. Porém, se você estiver num momento de construção do seu patrimônio e está buscando a liberdade financeira ou uma renda passiva você precisa reinvestir seus dividendos. 

Fase acumulação: reinvista, sempre!

Na verdade “se você não reinvestir seus dividendos, você vai demorar muito mais para atingir o patamar que você quer, tendo uma renda mensal que você poderia ter. Isso vai te atrasar”, disse Correa.

Em outras palavras, o especialista em FIIs destacou que “não é indicado gastar sua renda se você estiver no momento de construção de patrimônio”. 

Porém, se a pessoa já possui um patrimônio muito bem construído, ou se você já está próximo à aposentadoria com uma renda passiva considerável, o cenário muda. Marcos acredita que é possível transferir seu patrimônio para fundos imobiliários, obtendo assim uma boa renda mensal. 

Neste ponto, Correa ressaltou que a renda dos fundos imobiliários existe exatamente para isso, para ser utilizada. “Só que o investidor precisa ter uma estratégia de uso desses recursos”. 

Se uma pessoa está no início de sua jornada no mundo dos investimentos, disse Correa, reinvestir os dividendos é torna-se essencial. “Mas para quem já possui muitos recursos e deseja apenas o usufruto da renda, os fundos imobiliários são excelentes para isso”, pontuou o especialista. 

Fundos imobiliários com e sem reinvestimentos

Para deixar ainda mais claro seu arumento, Correa compartilhou dois gráficos produzidos pela Economática, um sobre o HGLG11 e o segundo se refere ao KNIP11. Veja o primeiro: 

Fundos imobiliários HGLG11

Marcos explicou que a linha vermelha do gráfico mostra o crescimento do valor de mercado fundo mais os rendimentos reinvestidos, enquanto a linha verde mostra apenas a valorização da cota. 

Correa disse que quem só investiu nas cotas do HGLG11 alcançou um bom resultado. Porém, quem reinvestiu os dividendos foi muito superior em termos de retorno. 

O segundo gráfico mostrado por Marcos, referente ao KNIP11, mostra o quanto o reinvestimento de dividendos em um fundo de papel é simplesmente imprescindível. Veja abaixo: 

Fundos imobiliários KNIP11

Até para quem vive de renda dos fundos imobiliários, reinvestir uma parte dos dividendos nos FIIs de recebíveis torna-se importante, uma vez que o fundo de papel não tem uma valorização patrimonial. 

Por fim, o especialista em FIIs ressaltou que reinvestir os dividendos pode potencializar muitos seus resultados, principalmente se você investir por muito tempo. “Porém, o reinvestimento não é uma obrigação que inviabiliza quem não faz, só que sem ele, seus ganhos serão menores”, concluiu.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias