Atualmente, saber o que é fundo de investimento é muito importante para quem deseja começar a investir.

Além disso, antes de investir, é preciso entender o funcionamento desta aplicação e como escolher os melhores fundos. Mas para isso, é necessário saber o que é fundo de investimento.

Portanto, o que é fundo de investimento? Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. É organizado sob a forma de condomínio e seu patrimônio é dividido em cotas, cujo valor é calculado diariamente por meio da divisão do patrimônio líquido pelo número de cotas do fundo.

O que é um fundo de investimento

o que é fundo de investimento

O fundo de investimento é um mecanismo que reúne o dinheiro de diversas pessoas (chamadas de cotistas).

O objetivo final dos cotistas é obter ganhos a partir da aplicação no mercado financeiro.

O fundo funciona de maneira semelhante a um condomínio residencial, onde cada condômino é dono de uma cota (um apartamento) e paga a alguém (síndico ou administrador) para administrar e coordenar as diversas tarefas do condomínio (jardineiro, limpeza, porteiro, manutenção de elevadores e equipamentos de academia, entre outros).

Assim como no condomínio residencial, o fundo de investimento possui um regulamento, onde estão estabelecidas as regras de funcionamento que se aplicam igualmente a todos os cotistas.

Ao comprar cotas de um determinado fundo, o cotista aceita suas regras de funcionamento (aplicação, resgate, horários, custos, etc).

A partir daí, passa a pagar uma taxa de administração para que um administrador coordene o funcionamento do fundo.

Graças a esta forma de investimento coletiva, é possível aplicar em diversos tipos de produtos financeiros, com diferentes graus de rentabilidade e risco, sem precisar de grandes valores.

E o mais interessante: você terceiriza o trabalho de gestão para um profissional.

Classificação dos fundos de investimento

Os fundos de investimento podem ser classificados da seguinte forma:

Custo dos fundos de investimento para o investidor

o que é fundo de investimento

Os fundos de investimentos precisam remunerar os seus gestores e as estruturas de custos que envolvem a sua constituição.

Esses custos variam de fundo para fundo, podendo cada um ter um valor diferente.

Contudo, existem três custos básicos que compõem os fundos de investimentos:

  • Taxa de administração – é uma taxa anual que é cobrada do investidor, com a finalidade de remunerar o gestor e os demais agentes envolvidos na estrutura do fundo.
  • Taxa de performance – muitos fundos cobram a chamada taxa de performance, que é uma remuneração adicional ao gestor em caso de rentabilidade acima de um determinado indicador. O interessante dessa cobrança adicional é que o gestor só fará jus a ela se tiver a capacidade de entregar ao cotista uma rentabilidade superior ao indicador pré-definido, o que seria muito bom.
  • Imposto de renda – é o imposto cobrado pelo governo em cima dos ganhos que o cotista vier a auferir através dos fundos de investimentos.

Os fundos de investimentos são aplicações bastante simples e acessíveis a todos os investidores.

Se você está em dúvida se deve ou não investir em fundos de investimento, estude mais um pouco.

Conhecimento é sempre bom.

Em suma, agora você já sabe o que é fundo de investimento. Bons investimentos!

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Desenvolvedor de conteúdos

Formado em Engenharia de Produção pela FAACZ, com experiência de mais de 5 anos no mercado financeiro do Brasil. Investidor e desenvolvedor de conteúdos sobre o mercado imobiliário, economia e investimentos.

Comentários