Antes de começarmos nosso bate papo sobre fundos de investimentos, e assim chegar a conclusão sobre qual o melhor fundo de investimento disponível, primeiro precisamos entender o que é essa classe de ativos.

Além disso, independentemente de qual seja o melhor fundo de investimento, eles são um tipo de aplicação financeira bem comum no Brasil.

A resposta sobre qual o melhor fundo de investimento pode ser definida como um grande e sólido "DEPENDE". Se o investidor procura retornos em forma de rendimentos mensais, o melhor fundo de investimento será aquele que apresenta o melhor potencial de dividend yield para os próximos anos, ao passo que se o mesmo procura uma valorização do seu patrimônio, talvez o melhor fundo seja aquele com um potencial de geração de caixa mais atrativo para o longo prazo.

Cada fundo desse pode aplicar o capital acumulado através da emissão das cotas em uma série de ativos financeiros, que irão variar de acordo com o perfil do fundo.

Portanto, neste artigo vamos mostrar a diferença entre os fundos, para, com isso, Você escolher qual o melhor fundo de investimento compor a sua carteira.

Fundos de investimento, o que são?

qual melhor fundo de investimento

A partir da contratação de um gestor, e após o devido cadastramento e validação junto aos órgãos competentes, nasce um fundo de investimento cujo objetivo é rentabilizar o dinheiro dos cotistas a partir de suas aplicações na aquisição de cotas deste.

Também chamado de “condomínio de investidores”, os fundos de investimento funcionam analogamente a um condomínio residencial, onde os condôminos pagam uma taxa ao síndico – que neste caso é o gestor – para que ele possa administrar as diversas tarefas necessárias para manter o bom funcionamento do ativo.

O ponto mais interessante dos fundos é que o investidor “terceiriza” o trabalho de procurar por oportunidades de investimentos no mercado financeiro, deixando à caráter do gestor esse papel.

Assim como nos condomínios residenciais, os fundos de investimento também possuem um regulamento que precisa ser cumprido, onde são estabelecidas regras que devem funcionar igualmente para todos os membros.

Qual melhor fundo de investimento - Tipos

qual melhor fundo de investimento

Antes de prosseguirmos em busca do melhor fundo de investimento, precisamos antes conhecer os principais fundos que compõem o mercado financeiro no Brasil.

Segue abaixo uma lista e uma pequena explanação sobre cada um:

  1. Fundos de curto prazo

    • Aplicam seus recursos exclusivamente em títulos públicos federais ou privados pré-fixados ou indexados ao CDI/Selic ou a outros índices.
  2. Fundos referenciados

    • Investem, no mínimo, 95% de sua carteira em títulos ou operações que buscam acompanhar a variação de um indicador de desempenho escolhido (benchmark) EX: IBOV, DOL, CDI, IGP-M, etc.
  3. Fundos de renda fixa

    • Devem possuir, no mínimo, 80% da carteira em ativos relacionados à variação da taxa de juros ou à um índice de inflação.
  4. Fundos de ações

    • Devem manter, no mínimo, 67% da carteira investida em ações negociadas em bolsa de valores ou em mercado de balcão organizado.
  5. Fundos cambiais

    • Devem possuir, no mínimo, 80% da carteira em ativos relacionados à variação de preços de moeda estrangeira ou à variação do cupom cambial.
  6. Fundos multimercado

    • Fundos multimercados envolvem várias modalidades de investimento. Fundos multimercados podem ter características como performance, risco e liquidez muito diferentes uns dos outros, dependendo da estratégia de cada.
  7. Fundos de Investimento Imobiliário - FIIs

    • FIIs investem  exclusivamente em ativos do setor imobiliário, podendo ser: imóveis prontos ou em desenvolvimento, títulos de renda fixa, de crédito imobiliário e outros fundos imobiliários.
    • Esse é o modelo de fundo que tem a melhor relação risco x retorno e é o investimento que mais cresce no Brasil, justamente pelas suas grandes vantagens e benefícios.

Qual o melhor fundo de investimento - Considerações

Se você está em busca de um bom investimento em fundos e não sabe qual melhor fundo de investimento optar, saiba que todos os fundos mencionados têm seus prós e contra.

Por isso, avalie o risco e o retorno que deseja na hora de escolher pelos seus investimentos e crie uma carteira diversificada visando sempre o longo prazo.

Marcos Baroni
Marcos Baroni Especialista em FIIs (Suno Research)

Marcos Baroni é especialista em Fundos Imobiliários. Professor há 20 anos em cursos de Graduação e MBA nas áreas de Gestão de Projetos e Processos.

Comentários