O que é um fundo de investimento imobiliário | FIIs



Possivelmente você já se deparou com alguém querendo saber o que é um fundo de investimento imobiliário.

Pensando nisso, neste artigo, vamos mostrar ao investidor o que é um fundo de investimento imobiliário e algumas de suas principais características.

Para compreender o que é um fundo de investimento imobiliário é preciso entender que um fundo imobiliário é simplesmente uma espécie de condomínio de investidores, que se reúnem para aplicar nos diversos negócios do setor, como construção de shopping centers, compra e venda de edifícios comerciais, arrendamento de galpões ou mesmo em títulos de dívida lastreados em operações com imóveis.

O fundo arrecada recursos para realizar estes investimentos por meio da emissão de cotas, que representam a participação de cada investidor.

Quando o investidor quer ou precisa de seu dinheiro de volta, ele procura na bolsa de valores por outros investidores interessados em comprar estas cotas. Este é o chamado mercado secundário.

A administração do fundo cuida de toda a parte burocrática que envolve formalidades como escrituras, certidões etc.

Os ativos são geridos por profissionais encarregados de encontrar as melhores oportunidades.

Tipos de fundo de investimento imobiliário

o que é um fundo de investimento

Basicamente, há três tipos de fundos:

  1. Fundos com objetivo de gerar renda a partir de aluguéis
  2. Fundos que investem em recebíveis imobiliários
  3. Fundos de investimento em desenvolvimento imobiliário – incorporação

Veja agora os segmentos que os fundos imobiliários podem ser distribuídos:

  • Escritórios - Os fundos geralmente adquirem lajes comerciais e alugam com objetivo de gerar renda mensal aos cotistas por meio do recebimento destes aluguéis.
  • Agências bancárias - Estes fundos investem os recursos dos cotistas em imóveis que serão alugados para bancos instalarem agências. Também têm como objetivo distribuir o valor dos aluguéis recebidos.
  • Galpões - Os fundos que exploram este tipo de imóvel alugam seus ativos para empresas do setor industrial e logístico que instalam fábricas e centros de armazenamento e distribuição.
  • Hospitais - Neste tipo de fundo imobiliário o gestor loca prédios que recebem hospitais, que pagam aluguel pela exploração do edifício.
  • Hotéis - O fundo imobiliário nesta categoria compra imóveis e loca para empresas que irão utilizá-los como hotéis. Na maioria dos casos, também recebem aluguel mensal por esta exploração.
  • Instituições de ensino – os fundos imobiliários compram terrenos e imóveis que serão locados a instituições de ensino, como faculdades e universidades.
  • Residenciais - Os fundos que investem em incorporação imobiliária procuram projetos no setor com expectativa de retorno em longo prazo. Eles geralmente investem em empreendimentos em fase inicial e buscam valorização dos ativos investidos para futura realização dos lucros.
  • Shopping centers - Os fundos que investem em shoppings podem adquirir participação nos empreendimentos para arrendamento ou locação para lojistas e prestadores de serviços, como estacionamento.
  • Recebíveis - Os fundos também podem investir em outros ativos, desde que a atividade de seus emissores seja permitida aos fundos imobiliários. Esses fundos são conhecidos como fundos de recebíveis e os mais comuns costumam investir os recursos de seus cotistas preponderantemente em CRIs (Certificados de Recebíveis Imobiliários).

Considerações e observações

fundo de investimento

É recomendado sempre a leitura do prospecto e do regulamento do fundo antes de aplicar seus recursos.

Para obter informações, é interessante consultar um assessor de investimentos habilitado e credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM.

Podem participar destes Fundos de investimento, a critério do administrador, pessoas físicas e jurídicas.

Por fim, saber apenas o que é fundo de investimento imobiliário não é o suficiente. É importante que o investidor conceda um pouco do seu tempo para estudar e se aprofundar nesse conhecimento que pode gerar grande valores para sua carteira ao longo do tempo.

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Autor

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.




Comentários