RMG – Entenda a renda mínima garantida nos imóveis dos FIIs

A Renda Mínima Garantida (RMG) em imóveis de fundos imobiliários é um indicador muito relevante a se considerar.

Alguns fundos imobiliários oferecem essa chamada RMG nos imóveis que consiste em pagar ao investidor um rendimento mensal fixo, por um período predeterminado.

Essa renda existe porque, dependo do fundo, pode demorar algum tempo até que o imóvel comece a gerar rendimentos por meio de alugueis. Geralmente, os fundos que mais possuem a RMG nos imóveis são os fundos de desenvolvimento.

Fundos de desenvolvimento

rmg imóveis

Os fundos de desenvolvimento são FIIs que investem na construção de imóveis para a venda.

O objetivo principal é lucrar com a venda desses imóveis.

No entanto, a incorporação imobiliária é uma atividade de alto risco, e neste caso, o risco do incorporador é transferido para o investidor.

Mas como isso acontece?

Fundos de desenvolvimento costumam oferecer uma renda mínima garantida aos cotistas enquanto os imóveis estão sendo construídos, para incentivá-los a permanecer no fundo.

Por outro lado, o potencial de rentabilidade desses fundos tende a ser maior que o dos demais tipos de fundos imobiliários.

Um fato importante a destacar é que os FII que constroem imóveis residenciais costumam vendê-los quando eles ficam prontos.

Já aqueles que constroem imóveis corporativos podem permanecer com o imóvel por certo tempo, usufruindo dos aluguéis.

O que é RMG nos Imóveis de fundos imobiliários

Renda Mínima Garantida é um rendimento mensal pago por alguns FIIs como forma de remunerar os investidores enquanto o fundo não é capaz de ter renda própria.

Como já foi dito, a RMG costuma ocorrer mais em Fundos de Desenvolvimento e Incorporação.

Isso acontece devido ao fato desses fundos iniciarem sem possuir um imóvel pronto e que possa ser alugado para gerar renda.

Com isso, para evitar que os cotistas não recebam nada nesse período de construção, o fundo distribui a RMG.

Mas se o fundo ainda não tem dinheiro, de onde vem a Renda Mínima Garantida?

Esse valor distribuído como Renda Mínima Garantida pode ter origem em:

  • Fração do valor arrecadado quando da criação do fundo
  • Acordo entre a construtora ou empresa e o fundo

No primeiro caso o fundo apenas distribui dinheiro que os próprios cotistas investem quando compraram as cotas na Oferta Pública Inicial.

No segundo, o fundo pode ter firmado um acordo com a construtora do imóvel ou com possíveis futuros locatários para garantir o pagamento de um certo valor por um período determinado.

Qual a duração da RMG em um imóvel de FIIs

rmg imóveis

A RMG é paga durante um período predeterminado quando da criação do fundo.

Não necessariamente ela será paga até o imóvel ficar pronto ou o fundo conseguir obter a própria receita.

Por isso, o investidor que deseja comprar cotas de fundos imobiliários que pagam RMG, deve estar atento ao prazo de duração da renda mínima garantida e qual a perspectiva de Renda Real do fundo.

A renda real de um fundo imobiliário é o valor ganho pelo fundo a partir de aluguéis e não de outras fontes alheias ao objetivo do fundo, como a RMG.

RMG nos imóveis - Considerações

É importante lembrar que nenhum fundo pode oferecer rentabilidade para os cotistas.

Além disso, a RMG dos imóveis é oferecida por um terceiro que normalmente é a construtora ou a administradora do imóvel.

Por fim, para não ter decepções em seus investimentos em FIIs, o investidor deve ficar atento a esses indicadores. Bons investimentos!

Bruno Sperandio
Bruno Sperandio Desenvolvedor de conteúdos

Formado em Engenharia de Produção pela FAACZ, com experiência de mais de 5 anos no mercado financeiro do Brasil. Investidor e desenvolvedor de conteúdos sobre o mercado imobiliário, economia e investimentos.

Comentários