B3 (B3SA3) lança primeiro derivativo de fundos imobiliários; Confira a novidade

A B3 (B3SA3) lançou o primeiro derivativo de fundos imobiliários. Confira detalhes sobre como vai funcionar o novo derivativo de FIIs.

B3 (B3SA3) lança primeiro derivativo de fundos imobiliários; Confira a novidade
XPML11, XPLG11, TRXF11 e GAME11 são os destaques do Bom Dia FIIs (11/09). Foto: Pixabay

A B3 (B3SA3) lançou o primeiro derivativo de fundos imobiliários, no intuito de gerar maior liquidez para o mercado de FIIs. Além disso, o objetivo da criação deste novo instrumento financeiro é permitir uma maior diversificação de estratégias para que novos produtos sejam lançados no mercado.

O derivativo de fundos imobiliários criado pela B3 trata-se de um contrato futuro de IFIX que, por sua vez, é o principal índice de FIIs da Bolsa de Valores brasileira.

O IFIX é o índice que mede o desempenho médio das cotações de um conjunto de fundos imobiliários listados na Bolsa brasileira.

Segundo a gerente de produtos listados da B3, Thalita Forne, “estamos evoluindo a prateleira de produtos do mercado de FIIs. Ao desenvolver a liquidez do índice futuro, nada impede o lançamento de opções sobre esse mercado”.

O lançamento do primeiro derivativo de FIIs da B3 ocorreu ainda no mês de dezembro de 2022. A contratação do formador de mercado, o Credit Suisse, aconteceu em abril deste ano.

Segundo Forne, o papel do Credit Suisse nessa função é mitigar quaisquer formações de preços artificiais, evitando um descontrole no custo de liquidez para os investidores, sobretudo para os cotistas pessoas físicas.

Crescimento do mercado de fundos imobiliários

O mercado de fundos imobiliários tem crescido de forma bastante relevante e consistente nos últimos anos. Isso pode ser visto nos dados disponibilizados pela B3.

Até o final de 2019, o mercado de FIIs contava com cerca de 600 mil investidores pessoas físicas. Segundo os dados mais recentes, a indústria alcançou a marca de mais de 2 milhões de cotistas, o que representa um avanço de 350% em aproximadamente 3 anos.

Vale destacar que o público de investidores pessoas físicas é o mais representativo no mercado de fundos imobiliários, já que eles são responsáveis por 74,4% da custódia desses ativos e por 68% do total de negociações.

No ano de 2022, o volume total de negociações de FIIs somou cerca de R$ 5 milhões, sendo 59,3 bilhões de negociações.

Segundo Thalita Forne, o novo contrato futuro de IFIX pode permitir que investidores pessoas físicas de fundos imobiliários tenham uma referência de preço e liquidez para deixar suas posições.

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado de ações, criptomoedas, fundos imobiliários e economia popular. Graduando em Engenharia Química pela Unesp, também já trabalhei como consultor financeiro.

últimas notícias