FIIs de Escritórios: Safra recomenda ativos para compra; saiba quais são

FIIs de Escritórios: Safra recomenda ativos para compra; saiba quais são

O Safra vê com bons olhos o desenvolvimento do setor de FIIs de escritórios ou lajes corporativas. Em relatório publicado pelo banco, ele explicou que existe grande expectativa da recuperação das locações de imóveis corporativos em São Paulo e Rio de Janeiro. Por isso, o Safra recomendou a compra em fundos imobiliários do setor, sendo JSRE11 e PVBI11 os destaques. 

Veja os FIIs de escritórios que o Safra recomendou para compra:

Da lista acima, as maiores apostas do banco está no JS Real Estate (JSRE11) e Prime Properties VBI (PVBI11). O Safra explicou que o primeiro fundo foi escolhido por causa do seu portfólio de alta qualidade, com quase 100% de seus ativos sendo lajes com classificação AAA ou AA. 

Mesmo com áreas ainda sem locação no portfólio do JSRE11, os ativos estão localizados em em regiões muito importantes em São Paulo, como Av. Paulista e Chucri Zaidan. Do mesmo modo, o Safra vê boa diversificação da carteira de inquilinos, que oferece maior segurança ao fundo.

A outra escolha do Safra, o PVBI11, possui um portfólio resiliente e com localização privilegiada, na região da Faria Lima, JK e Brigadeiro Luis Antonio. Todos os imóveis do fundo são classificação AAA.

Além disso, o Safra ressaltou que o PVBI11 possui baixa vacância comparado aos seus pares do setor de FIIs de escritório, com 0,1% de vacância física, contando com inquilinos de bom perfil de crédito. “Esperamos ganho real de aluguel nos próximos anos (atuação exclusiva em regiões com baixa vacância deve proporcionar reajustes reais de preços)”, disse o banco.

Os FIIs de escritórios estão em rota de recuperação

Na explicação do Safra, “graças à volta aos escritórios dado o avanço da vacinação contra a Covid-19, a busca por mais áreas diante do crescimento das empresas casada com a falta de uma grande oferta de novas áreas para os próximos anos”, disse em relatório. 

Da mesma forma, o preço dos ativos no mercado secundário segue descontado, o que significa um bom “ponto de entrada”. O Safra acredita que os FIIs de escritórios estão com o preço de cota bem menor que o valor patrimonial, “nível mais baixo dos últimos dez anos”.

Além disso, o Safra fez uma análise do contexto macroeconômico, mencionando a expectativa de desaceleração da inflação nos próximos meses, “enquanto estamos nos aproximando do fim do ciclo de alta na taxa de juros, o que pode levar a uma rotação de portfólio em direção a fundos de tijolos”, destacou o banco.

O mercado de lajes resistiu a pandemia?

O Safra lembrou que em março de 2020, muitas empresas devolveram imóveis alugados, tanto pela redução trabalhadores quanto pela adoção do home office. Ou seja, o aumento da vacância desestabilizou o setor.

Mas o banco segue otimista com o mercado de lajes corporativas, principalmente para os próximos 3 a 4 anos. Com o avanço da vacinação e diminuição de casos de covid-19, o Safra compreende que há espaço para retomada das lajes corporativas

“Enquanto algumas companhias que devolveram áreas projetando a falta de necessidade dos espaços corporativos, outras estão voltando atrás de suas decisões”, destacou o banco. É justamente esse movimento que pode trazer maior relevância aos FIIs de escritórios

Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: Gustavo Silva
Gustavo Silva

Jornalista com doutorado pela UFMG e produtor de conteúdo da unidade de mídias da Suno. Também trabalha no Suno Notícias e Funds Explorer, fazendo a cobertura de FIIs, Fiagro e FI-Infra.

últimas notícias