MAXR11 reduz aluguel da Americanas (AMER3) após inadimplência; Haverá impacto nos rendimentos?

O fundo imobiliário MAXR11 reduziu aluguel da Americanas (AMER3) após inadimplência. Será que haverá impacto nos rendimentos?

MAXR11 reduz aluguel da Americanas (AMER3) após inadimplência; Haverá impacto nos rendimentos?
BCFF11 anuncia menor lucro em 9 meses, mas mantém reserva "robusta" em caixa. Foto: iStock

O fundo imobiliário MAXR11 formalizou novas condições de um acordo comercial com a Americanas (AMER3), fazendo com que o valor de locação mensal (com data-base de janeiro de 2023) fosse diminuído.

Com essa redução no valor do aluguel, o FII MAXR11 destacou que houve um impacto negativo na receita mensal atual do fundo em cerca de R$ 0,05 por cota.

O objetivo do acordo é acertar o valor parcialmente inadimplido mensal desde a competência de janeiro de 2023, além de manter uma boa relação entre as partes.

A partir do novo acordo, a Americanas realizou o pagamento referente aos valores inadimplentes das competências do período entre janeiro e julho de 2023, considerando o início do processo da recuperação judicial em 12 de janeiro deste ano.

O novo valor do aluguel firmado no acordo representa um impacto positivo total de cerca de R$ 0,16 por cota.

A administradora do fundo imobiliário MAXR11 esclareceu que, em conjunto com o consultor imobiliário do FII, as condições comerciais estão alinhadas com o praticado nas regiões e levam em conta as melhores práticas para a manutenção da locatária no imóvel com o intuito de evitar vacância.

“Permanecemos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários”, conclui o Max Retail.

O que é o MAXR11?

O MAXR11 é um fundo imobiliário que investe em empreendimentos imobiliários, comprando imóveis comerciais e direitos relacionados a eles.

Esses ativos podem estar prontos ou em construção, ou então o fundo MAXR11 também pode investir em outros tipos de imóveis em que podem ser desenvolvidos empreendimentos comerciais.

Em seu relatório gerencial de junho, o último divulgado ao mercado, o FII destacou que sua taxa de ocupação era de 97,2%.

Quanto ao vencimento dos contratos em percentual de área, 82% tem prazo de duração até 2029, enquanto os outros 18% vencem em 2033. Além disso, 84% dos contratos têm sua revisão estimada para 2024 e os outros 16% em 2025.

61,27% da receita do MAXR11 vem do segmento de lojas de departamentos, enquanto 15,27% são de lojas de importados. Por fim, 21,84% vem de supermercados e 1,62% do ramo de alimentação.

Tags
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista.
foto: João Vitor Jacintho
João Vitor Jacintho

Redator profissional, com atuação no mercado editorial na produção de notícias e conteúdos sobre o mercado de ações, criptomoedas, fundos imobiliários e economia popular. Graduando em Engenharia Química pela Unesp, também já trabalhei como consultor financeiro.

últimas notícias