Lajes Corporativas em FIIs: Veja o que analisar e como investir de forma prática e acessível

Atualmente, muitos investidores imobiliários têm se interessado pelos imóveis corporativos do tipo comercial, conhecidos como lajes corporativas.

Esse tipo de investimento, principalmente quando nos referimos às lajes corporativas, traz consigo uma adequada rentabilidade mensal proveniente do aluguel, visto que a localização, área útil, altura do pé direito e o gerenciamento predial atraem a atenção do empresário que pretende locar esse tipo espaço “Premium”.

As lajes corporativas são escritórios ou salas comerciais de alto padrão de requinte e bom espaço. Geralmente locados para empresas de grande porte, o principal objetivo daqueles que buscam investir na construção de um empreendimento desse porte é locar para grandes empresas, ou órgãos e repartições públicas, que demandam uma grande infraestrutura para se instalar e exercer suas atividades.

No Brasil, o mercado imobiliário de escritórios corporativos que possui maior representatividade é o do estado de São Paulo, uma vez que é o estado que apresenta maior concentração de atividade econômica.

Classificação de lajes corporativas no mercado

Lajes Corporativas

A qualidade desses imóveis é atestada por consultorias especializadas. A avaliação segue padrões de mercado e a demanda pelo imóvel, culminando em avaliações que variam de “C”, no seu nível inferior, até “AAA”, também chamadas de triplo “A”.

Nessa linha, segue abaixo a lista de alguns dos itens verificados na hora de classificar um imóvel dessa natureza:

  • Localização;
  • Área útil;
  • Número de vagas de garagem;
  • Altura do pé direito; e
  • Gerenciamento predial (catracas, elevadores, monitoramento por câmeras, etc).

No geral, esses são alguns pontos que determinam o “rating” ao qual o empreendimento irá se enquadrar, sendo que quanto maior a pontuação, mais precificado tende a ser o valor do aluguel do imóvel.

Invista em lajes corporativas através dos fundos imobiliários

Lajes Corporativas

Os fundos imobiliários são representados por grupos de investidores que juntam seu dinheiro no intuito de aplicar, especificamente, em ativos do segmento imobiliário.

FIIs, ou fundos de investimento imobiliário, são negociados no mercado de bolsa e constituídos por cotas. Essas cotas, são pequenas partes divididas entre o patrimônio de um fundo e negociadas no livre mercado da bolsa de valores sendo acessíveis a qualquer investidor.

Saiba como investir em FIIs na bolsa de valores clicando aqui.

Para ter uma melhor ideia, uma cota é a menor fração comercializável de um fundo imobiliário, podendo chegar a custar em alguns casos, menos de R$ 10 para investir.

No caso de FIIs que investem em lajes corporativas, para exemplificar, temos o TRX Edifícios Corporativos (XTED11), que possui suas cotas negociadas em valores bem próximos de R$ 10.

Portanto, nesse sentido, cada indivíduo que comprar cotas de um fundo imobiliário detém o direito de receber parte do rendimento desse fundo, proporcionalmente ao número de cotas que possuir.

No caso do segmento de lajes corporativas, o investidor que apresentar em seu portfólio esse tipo de imóvel, poderá lucrar com os rendimentos mensais provenientes dos seus alugueis.

Além do mais, uma segunda maneira de lucrar com esses ativos é através da valorização comercial dos mesmos, onde o mercado poderá precificar o valor patrimonial dos imóveis, fazendo com que o valor das cotas acompanhe essa movimentação.

Lajes corporativas - Concluindo

Para realizar bons investimentos em fundos imobiliários de lajes corporativas, ou em qualquer outro segmento, busque primeiro investir no conhecimento dos ativos que compõem a carteira do fundo desejado.

Informe-se a respeito da localização das lajes e a qualidade do imóvel antes de investir em um fundo imobiliário que possui esse tipo de empreendimento em seu portfólio.

Além disso, você deve investigar quais são os locatários e o tempo de contrato destes. Procure também saber como anda o ritmo de oferta de novas lajes corporativas na indústria.

Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro Head de Conteúdo

Engenheiro por formação, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro no FIIs.com.br desde que iniciou no universo das finanças.

Comentários