Fundos de curto prazo – Conceitos e definições

Noticia sem thumbnail
Imóveis. Foto: Pixabay

Você já pensou ter uma economia em um investimento em fundos de curto prazo que combine rentabilidade justa e liquidez?

Pensando nisso, este artigo irá mostra o que o investidor precisa levar em conta ao fazer um investimento em fundos de curto prazo.

Os fundos de curto prazo têm por objetivo reproduzir as variações das taxas de juros e das taxas pós-fixadas, investindo seus recursos em títulos públicos federais ou em títulos privados de baixo risco de crédito com prazo máximo de 375 dias e prazo médio da carteira de 60 dias.

Sua rentabilidade está associada à variação das taxas SELIC ou CDI.

São também considerados conservadores quanto ao risco, sendo compatíveis com objetivos de investimento de curto prazo, pois suas cotas são menos sensíveis às variações das taxas de juros.

O crédito do resgate do valor parcial ou total investido pelo cotista deste fundo de investimento costuma ser executado no mesmo dia de sua solicitação.

Como escolher o melhor investimento de curto prazo

fundos de curto prazo

Antes de saber qual o melhor investimento de curto prazo, é essencial definir quais serão os objetivos financeiros.

Em geral, para avaliar qual o melhor investimento de curto prazo, deve-se analisar os seguintes aspectos:

Para um investimento de curto prazo o investidor não pode correr risco de forma alguma, portanto excluem-se os fundos multimercados, fundos e títulos vinculados à inflação e ações.

ebook lead magnet

Sendo assim, uma das melhores opções acaba sendo investimentos pós-fixados indexados ao CDI.

Nessa linha, entre os produtos financeiros mais indicados para um investimento de curto prazo estão:

Porém, é preciso cuidar com a taxa de administração.

Dentro dessas opções, o ideal é procurar aplicações nas instituições financeiras em que você possui conta.

A partir daí então, buscar informações sobre rentabilidade, fazer comparações, e lembrar de incluir os custos envolvidos que são:

Fundos de curto prazo – Considerações

Normalmente, encontram-se fundos com maior rentabilidade em gestoras independentes e corretoras de valores, sem ligação com grandes bancos.

Com isso, alia-se ao fato de que elas possuem taxas baixas (ou nenhuma) em comparação às corretoras ligadas aos bancos, e oferecem uma boa variedade de produtos financeiros.

Em suma, os fundos de curto prazo precisam de uma analise bem detalhada, pois, devido o seu pouco tempo, é necessário conhecimento e assertividade na hora de sua escolha.

ACESSO RÁPIDO
Quer construir uma carteira de Fiis alinhada com os seus objetivos? Clique aqui e fale agora mesmo com um especialista. comente este artigo
foto: Rafael Campagnaro
Rafael Campagnaro

Engenheiro mecânico por formação, estuda e investe no mercado de capitais desde 2016. Entusiasta do Value Investing, trabalha com produção de conteúdo informativo e educacional para o mercado financeiro desde que iniciou no universo das finanças. Acredita que o mercado de capitais é uma das alavancas que contribuem para o desenvolvimento da humanidade.

últimas notícias